Invenções dos homens das cavernas

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O Neandertal (Homo sapiens neanderthalensis) é um ser humano pré-histórico, muitas vezes, chamado de "homem das cavernas". Os homens das cavernas são responsáveis ​​pelas invenções mais fundamentais conhecidas pela humanidade. Embora as ferramentas e os instrumentos possam parecer simples para a sociedade moderna, quando os neandertais os inventaram, até a mais simples das ferramentas, a magnitude da invenção é paralela à invenção da Internet, do celular ou do avião.

Clava de caça

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Uma das primeiras invenções dos homens das cavernas foi a clava de caça, um instrumento de caça básico, porém essencial para matar animais de grande porte, por espancamento. Os neandertais, provavelmente, também usaram a clava, antes da invenção da lança, para repelir inimigos ou predadores de ataque. A clava de caça é feita de um pedaço de madeira de árvore que, os homens das cavernas esculpiam com um osso ou pedra. Eles, essencialmente, inventaram o taco de beisebol, apesar de uma extremidade da clava ser muito mais ampla, de modo que a clava bata em uma área maior.

Vestuário

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Evidências sugerem que os seres humanos pré-históricos, como os neandertais, podem ter começado a usar roupas até 500 mil anos atrás. Assumindo que o vestuário é uma necessidade humana básica, é possível que os homens das cavernas tenham inventado as roupas a partir de peles de animais. Apesar das ferramentas de costura, como agulhas e anzóis, terem sido desenvolvidas mais tarde, cerca de 4o mil anos atrás, os homens das cavernas já remendavam peles de animais umas nas outras. Cada pele de animal, como o urso ou o leopardo, necessitavia de um novo método de remendo.

Ferramentas de pedra

Homens das cavernas inventaram ferramentas de pedra, como o machado de mão e o cutelo, também conhecido como uma faca de açougueiro. Apesar de as ferramentas não serem feitas de metal, o material de pedra dura tornou possível para os neandertais separar a carne dos ossos dos animais, retirar suas peles, pescar e matar predadores. Neandertais também inventaram ferramentas de pedra para esculpir imagens em paredes de cavernas e para retratar cenas da vida cotidiana, como a caça.

Sepultamento

Neandertais enterravam seus mortos no solo, em recipientes semelhantes a caixões, de acordo com um artigo, de 2003, da revista Smithsonian, por Joe Alper. Os homens das cavernas criaram um poço de pedra alinhada, como um túmulo. Eles envolviam o corpo morto em uma pele de urso ou outro animal de pele grossa. Na França, os arqueólogos descobriram restos de um homem enterrado, de 70 mil anos de idade.

Mais recentes

×