×
Loading ...

Invenções pequenas, fáceis e simples de fazer

De brinquedos antigos a necessidades de camping, estas invenções são simples, práticas e podem ser feitas pelo custo de uma lata de refrigerante e um maço de lápis. Empregando itens de uso diário, como palitos de madeira, lápis, papel e cola, podem ser criados diversos brinquedos pequenos e outros dispositivos que são tão divertidos de fazer quanto de usar.

Baratos e muito fáceis de fazer, simples pipas podem ser criadas a partir de palitos de madeira e sacolas plásticas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Aviões

Enquanto aviões rudimentares tem sido produzidos durante anos a partir de folhas de papel dobradas, um planador mais prático pode ser construído com uma armação de madeira, papel e um propulsor de borracha elástico. Ele utiliza a tensão da borracha para direcionar uma engrenagem básica feita de clips de papel que fazem com que o propulso vire, direcionando o avião. Utilizam lenços de papel colados sobre as áreas de madeira leve da asa e da causa. As armações podem ser feitas de qualquer madeira leve, coladas para formar um esqueleto básico da fuselagem do avião. Qualquer papel pode ser empregado na armação, embora o lenço torne o planador mais aerodinâmico e leve.

Loading...

Pipas

Um velho brinquedo infantil, as pipas existem há mais de 2 mil anos e utilizam itens do dia-a-dia como palitos, cola e papel para criar um máquina voadora divertida e atemporal. Geralmente construída em formato de diamante ou quadrado, elas podem ser feitas de papel dobradura ou sacos plásticos de lixo sobre um armação simples de palitos cruzados, ou até mesmo metal e tubos plásticos, e presa ao papel com cola ou fita adesiva. Uma corda ou barbante pode ser anexado à armação, enquanto muitas pipas empregam pequenas caudas feitas de cordas para aumentar a manuseabilidade.

Fogareiros de camping

Ferramenta indispensável para qualquer mochileiro, um fogareiro pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Este, que funciona com álcool, é ideal para qualquer temperatura e é extremamente pequeno e leve, perfeito para mochileiros que precisam manter sua mochila livre de muito peso. Pode ser construído antes ou durante o camping. Corte duas latas de refrigerante ao meio e descarte as metades superiores. Faça buracos ao redor da borda de uma das latas, assim como um pequeno círculo de buraco no meio da indentação. Preencha o fundo da outra lata com um material absorvente não-inflamável como perlite ou fibra de vidro e coloque a outra parte da lata sobre ela. Variações mais avançadas utilizam anéis para que o poder de cozimento possa ser regulado. O forno utiliza qualquer tipo de álcool, que pode ser colocado direto pelos buracos na parte superior do fogareiro. A extensa disponibilidade de álcool e a habilidade do fogareiro esquentar água mais rápido do que outros aquecedores tem tornado ele uma preferências entre os aventureiros.

Pião

Piões são um dos brinquedos mais antigos do mundo, datando de mais de 5000 anos. Os giroscópios utilizam a ciência por trás do pião para ajudar a manter os aviões em equilíbrio. Um pião simples pode ser feito de papel e lápis. Alguns círculos podem ser feitos de papel cartão e, então colados juntos, e um lápis é empurrado através do meio. Os círculos irão balançar o pião, enquanto o lápis irá gravar as vibrações do giro em pequenos círculos, em um pedaço de papel. Um brinquedo simples e fácil, feito de itens cotidianos, este pião pode empregar também, vários lápis coloridos para produzir um trabalho de arte divertido e interessante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...