×
Loading ...

Invenções da era Vitoriana

Mark Twain apropriadamente observou sobre a era Vitoriana: "A história britânica tem dois mil anos de idade e ainda assim em várias maneiras o mundo se moveu para frente mais rápido desde que a Rainha nasceu do que no resto dos dois mil anos juntos". A era Vitoriana expandiu o reino da Rainha Vitória, de 1837 a 1901. Os vitorianos estavam imersos em um tempo de excitação e prosperidade, reforma e expansão. Nos dias de hoje, achamos que o reinado da Rainha Vitória foi de repressão e regresso, no entanto, foi realmente um tempo de progresso e inovação tecnológica chamado de "anos dourados da invenção americana".

Toda uma era foi nomeada para a rainha Vitória (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Indústria

Isaac Merritt Singer melhorou a existência da máquina de costura, melhorando a tensão da linha e lubrificando a agulha. Essa melhora permitiu que o couro fosse costurado e que os tecidos fossem puxados pelas máquinas. Essa inovação permitiu a produção em massa de roupas.

A Revolução Industrial dessa mesma área foi alimentada pelas invenções de transporte. A máquina a vapor que fazia funcionar os teares têxteis se tornou a força dos trens e navios, e o aço substituiu o ferro nas construções. As coisas eram destruídas mais rapidamente quando Nobel inventou a dinamite em 1863.

Loading...

Comunidade

Os vitorianos melhoraram o meio ambiente -- bem antes de ser "verde" estar na moda. Os sistemas de esgoto foram desenvolvidos, eliminando doenças das fossas abertas, a água potável foi melhorada, e doenças que se espalhavam por essas duas vias foram erradicadas. A tecnologia melhorou a saúde pública e os cuidados médicos, houve um número menor de mortes durante os partos e as crianças estavam sobrevivendo mais devido às melhores condições de vida.

A iluminação a gás nas ruas e a invenção do manto de gás incandescente em 1890 deixaram as ruas de Londres mais seguras. A profissão médica progrediu com a invenção do raio-X em 1895. O éter foi utilizado pela primeira vez em 1842 em um pequeno procedimento cirúrgico, e quatro anos depois em uma cirurgia grande.

O raio-X foi inventado em 1895 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Em casa

Em casa, várias invenções Vitorianas incluíam o útil e o divertido. Kirkpatrick MacMillian inventou a primeira bicicleta com pedais para os pés entre 1830 e 1840. Carrinhos ou carruagens de bebê eram um símbolo de status para os mais ricos, e babás foram beneficiadas por essa invenção. O fonógrafo forneceu entretenimento para os vitorianos mais ocupados que precisavam de um descanso das novas tecnologias.

A melhor invenção, que mudou o modo como vivemos e trabalhamos, foi a lâmpada. Em 1880, Thomas Edison criou sua própria versão da lâmpada utilizando um filamento (depois de muitas tentativas para encontrar o material certo) e apesar do formato ter mudado, a ideia básica continua a mesma.

O projeto básico da lâmpada continua inalterado (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Comunicação

O mundo se tornou menor quando os meios de comunicação foram melhorados. Em 1837, o telégrafo foi inventado, e Morse nos introduziu seu código. Alexander Graham Bell inventou o telefone em 1873, e nesse mesmo ano, Remington introduziu sua máquina de escrever. Microfones tornaram as mensagens públicas mais claras em 1878, e Hertz produziu ondas de rádio pela primeira vez em 1888.

O telégrafo foi inventado em 1837, e é frequentemente comparado com a internet (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...