Lista de empresas multinacionais japonesas
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Antes da Segunda Guerra Mundial, o Japão era um país isolado e insular, fechado, em muitos aspectos, para o resto do mundo. Após os graves danos sofridos pelo Japão em 1945, o país iniciou um período de modernização e expansão industrial que estendeu a sua influência econômica a todos os cantos do planeta. Pegando modelos de empresas e corporações ocidentais e os adaptando a uma versão japonesa sem igual, os empreendimentos japoneses passaram a ser reconhecidos internacionalmente.
Automóveis
Na área de manufatura de automóveis, o Japão tornou-se um gigante global. As maiores multinacionais japonesas fabricantes de automóveis ou de peças automotivas e serviços são Toyota, Honda, Nissan, Mazda, Suzuki, Denso, Bridgestone e Aisin Seiki. Os carros japoneses são famosos pelo seu consumo eficiente e alta qualidade consistente. A maior produtora de carros japoneses é a Toyota Motor Company. De fato, a Toyota é uma das 10 maiores multinacionais, tomando por base as receitas anuais, até o momento dessa publicação.
Eletrônicos
Japão é praticamente sinônimo de excelência e produção no consumo de eletrônicos. Muitas indústrias líderes na evolução dessa área são de origem japonesa e as empresas do país dominam vários setores do mercado. As líderes multinacionais japonesas nessa categoria são Panasonic, Sony, Toshiba, Hitachi, Sanyo, Matsushita, Sharp, Mitsubishi e Sumitomo.
Computação e tecnologia
Como no mercado de eletrônicos, o Japão também apresenta uma capacidade incrível para inovar no campo da computação e tecnologias associadas. Empresas como a Canon, Sony, NEC, Ricoh e Fujitsu são marcas líderes pelo mundo todo e estão na lista das 500 multinacionais com maiores fortunas.
Engenharia e construção
Após a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por um período de reconstrução gigantesca, proporcionando que muitas firmas de engenharia e construção japonesas ganhassem reconhecimento internacional. Uma falta de recursos naturais e um mercado interno relativamente pequeno forçaram as empresas japonesas a inovarem e se expandirem nesse campo. Alguns dos nomes principais da indústria japonesa nesse setor são Takenaka, Shimizu, Kajima, Obeyashi, Komatsu, Taisei, Nippon Steel e Kobe Steel.
Mais Artigos
Diferença entre fontes de financiamento a curto e longo prazo →
Quais são as diferenças entre os desktops Inspiron, Vostro e Optiplex da Dell?→
Quais são as diferenças principais entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda?→
Impactos negativos das corporações multinacionais→
O que significa "CC" em motocicletas→
Avanços tecnológicos dos anos 60→
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images