×
Loading ...

Quem inventou o cadeado de combinação?

O fechamento de combinação apresenta um quebra-cabeça a quem tentar abri-lo — apenas a chave ou combinação correta é capaz de abrir o design único do cadeado. Esses designs específicos, no entanto, têm variado muito ao longo dos últimos dois mil anos. Assim, a história do cadeado de combinação é complicada e imprecisa. Remontadas a 704 a.C., melhorias e modificações culminaram nos cadeados de múltiplos e de único dígito onipresentes hoje.

A história do cadeado remonta a 704 a.C. (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Primeiro cadeado

O conceito do cadeado de combinação foi apresentado pela primeira vez pelos egípcios, e foi encontrado nas ruínas do antigo palácio de Khorsabad em Niveveh (construída em 704 a.C.). Esta invenção era composta de várias barras de madeira, cada uma posicionada em um comprimento diferente, de modo que se encaixava perfeitamente numa abertura individual na parte inferior da máquina. Foi deixado espaço suficiente para uma chave especializada caber entre as varas de madeira, levantando-as em buracos nivelados no lado oposto do dispositivo. Isso permitia que se abrisse a porta para o palácio.

Loading...

Primeiros cadeados de metal

Os romanos reivindicam as primeiras ideias de cadeados de metal. Avançando o princípio egípcio, eles substituíram os pinos de madeira pelos de metal. Normalmente, as fechaduras tinham formas eloquentes, desenhos ou animais. Isso fez com que elas fossem difíceis de replicar, impedindo assim seu arrombamento. Outra característica importante dos cadeados romanos era o "Ward Lock", que (por meio de subdivisões em torno do furo) impedia que as chaves inadequadas encaixassem no buraco da fechadura.

Cadeados de combinação avançadas

Linus Yale Jr. de Shelburne Falls, em Massachusetts cunhou o cadeado de banco em 1851. A partir daí, ele inventou o Yale Magic Bank Lock, Yale Double Treasury Bank Lock, e Cylinder Lock. Destes, o Cylinder Lock (baseado no desenho original egípcio) tem sido mais amplamente revolucionado, visto que seu design serve como base para muitas das mais simples fechaduras hoje em dia.

Cadeados de combinação modernos

A maioria dos cadeados de combinação é baseada nos projetos do Pin Tumber ou do Ward Lock. Normalmente, vários números ou letras formam uma combinação para abrir a fechadura. A ideia para esse projeto foi originalmente registrada por Gerolamo Cardano na Itália em 1500.

Melhoras no cadeado de combinação moderno

Joseph Loch, da Alemanha, criou o primeiro cadeado "moderno" em 1878 para a joalheria Tiffany's em Nova York. Ao fazê-lo, e pelos próximos 20 anos, Loch concentrou-se em melhorias dentro dos recipientes para proporcionar segurança máxima e mínima possibilidade de arrombamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...