×
Loading ...

Como irrigar tomateiros com uma solução de leite em pó

Muitos jardineiros regam os tomateiros usando uma solução de leite em pó como um fungicida e pesticida ecologicamente seguro. Pulverizar os tomateiros com uma solução de água e leite em pó também tem sido uma opção de sucesso na prevenção da ferrugem no tomate. A ferrugem é uma condição que pode atacar as plantas em qualquer momento, mas são mais susceptíveis quando ainda são novas. Essa condição leva a planta a murchar, apodrecer e morrer antes do tomate maturar.

Instruções

Como regar tomateiros com uma solução de leite em pó (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça o leite em pó, usando uma proporção de quatro xícaras de água por cada xícara de leite em pó. Despeje o leite em uma jarra de 2/4.

    Loading...
  2. Adicione a água na jarra. Meça também a quantidade de água correta e mexa bem.

  3. Coloque a solução do leite em pó dentro da garrafa pulverizadora. Se o tomateiro estiver dando sinais de infeção fúngica ou ferrugem, pulverize levemente as folhas e a planta. Faça isso uma vez por semana até o fungo desaparecer.

  4. Adicione a solução restante no solo. Irrigue os tomateiros com uma solução de leite em pó, adicionando a mistura de leite diretamente no solo, próximo das raízes. Faça isso uma vez por semana para manter afastados os insetos e os fungos.

Loading...

Dicas

  • Armazene sempre a solução de leite em pó não usado na geladeira. Quando reconstituído e colocado na geladeira, ele permanece fresco por aproximadamente duas semanas.

Aviso

  • Nunca utilize leite em pó contendo gorduras. As gorduras podem azedar rapidamente e o leite ficar rançoso, abrigando o mofo e o míldio que pode danificar os tomateiros.
  • Nunca encharque as folhas do tomate. Se elas forem encharcadas com a solução do leite em pó, ficarão murchas e morrerão.

O que você precisa

  • Garrafa pulverizadora
  • Jarra de 2/4
  • Leite magro em pó instantâneo
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...