Técnicas de construção da Grécia Antiga
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os gregos seguiram os princípios de construção dos egípcios, como construção com pedras, apesar de sua arquitetura ser muito mais decorada do que a dos egípcios. Um grande número de antigas construções gregas está de pé até hoje, sendo que as construções mais famosas são o Partenon e o complexo da Acrópolis, em Atenas. Antes do século sete a.C., as construções eram feitas de madeira com paredes de tijolos de argila.
Materiais
Do século sete a.C. em diante, os gregos trocaram os materiais de construção de madeira e tijolos de argila para mármore e calcário. No auge do período conhecido como Grécia Antiga, no século cinco a.C., o mármore e o calcário foram os materiais primários nas construções, sendo que a madeira era utilizada em vigas estruturais e os telhados eram cobertos com telhas de terracota. Ao final, as construções eram pintadas com cores vivas.
Princípios estruturais
O método predominante empregado pelos gregos antigos era o de colunas e vigas. Este método é uma simples arquitrave em que a viga é suportada por duas colunas. Esse método limita o design das construções, pois as colunas precisam ficar próximas umas das outras. A maioria dos templos gregos foi construída com vigas de madeira envoltas por colunas de pedra. As colunas seguravam o telhado e decoravam os frisos.
Método de construção
Os gregos antigos não usavam argamassa em suas construções, mas braçadeiras e buchas para apertar as peças. Os blocos de mármore e calcário eram cuidadosamente extraídos e medidos e então cortados precisamente para garantir uma construção perfeita. As ferramentas usadas pelos pedreiros eram manuais, tais como enxada, broca, cinzel e marreta. Os mestres escultores enchiam as colunas de pedra e os plintos de entalhes altamente decorados. Um guindaste era usado para levantar e colocar no lugar as peças.
Ordens de construção
greek style columns image by Bruce Shippee from Fotolia.com
Havia diferentes ordens, ou estilos, de construção, em que incluíam-se os dórios, iônios e coríntios. Os coríntios utilizavam a técnica de entasis para criar ilusões de ótica nas construções para que parecessem simétricas. As colunas do Partenon, por exemplo, são mais largas no topo do que no centro para dar a ilusão de que são simétricas. Da mesma forma, a base da coluna é, na verdade, côncava para dar a aparência de uma linha reta.
Mais Artigos
Recursos
- "Architecture: A Very Short Introduction"; Andrew Ballantyne; 2002
Sobre o Autor
Deborah Cater has written for local government websites for more than 10 years and now maintains travel-related blogs and contributes to tourist websites. Cater has a Bachelor of Arts in humanities and has published two books about her travels: "City Chronicles: A Tale of Nine Cities" and "City Chronicles: A Little Bit of Italy."
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images