×
Loading ...

Jogos de desafio em equipe para acampamentos de jovens cristãos

Adolescentes cristãos podem aprender mensagens de uma forma convincente através de jogos de desafio nos acampamentos. Escalada nas rochas, arvorismo, paintball e tirolesa são atividades divertidas e cheias de energia. Exercícios de desenvolvimento em equipe são os que geralmente mais mudam a vida e alteram percepções dos adolescentes quando estão acampando.

Use os desafios em grupo no seu acampamento de jovens cristãos e leve uma mensagem para casa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Missionários proibidos

Este jogo tem que ser realizado em local fechado e às escuras. Divida os jovens em quatro grupos e diga à três deles que eles estão contrabandeando bíblias dentro de um país estrangeiro onde o Cristianismo é proibido. Eles têm que esconder suas bíblias dentro de suas roupas e transportá-las até um local com um ponto de luz, que você escondeu, e que representa a igreja missionária. O único perigo é que há guardas de fronteira e policiais patrulhando a área. Esses papéis serão assumidos pelo resto do grupo. Diga para os "guardas" que quando eles capturarem um participante eles devem fazer perguntas sobre a mensagem gospel. Eles devem questionar coisas como: "O que você está carregando?"; "O que é uma bíblia?"; "Quem é Jesus?". Os jogadores são mandados para cadeia por resposta errada ou inadequada ou por mentir. Se eles explicarem bem a mensagem, então eles estarão livres. Uma vez que o participante entrega as bíblias para a igreja, ele pode retornar ao ponto de partida para pegar mais.

Loading...

Bote salva vidas que encolhe

Diga ao grupo que você tem uma boa e uma má notícia. A má notícia é que eles naufragaram em águas infestadas por tubarões. A boa notícia é que eles tem um bote salva vidas - representado por um lençol largo. Quando todos estiverem posicionados de pé sobre o cobertor, diga: "Eu esqueci uma coisa. Esse salva vidas encolhe!". Peça para que saiam de cima do lençol, dobre-o ao meio, e então instrua a todos para retornarem. Continue a dobrar o cobertor ao meio e os jovens terão que usar criatividade para acomodar todo o grupo. Após terminar o jogo, diga: "A igreja é como um bote salva vidas. Nós queremos que todo mundo fique dentro, mas algumas vezes isso é um trabalho difícil e nós temos que ser criativos."

Balões do mal

Encha 50 balões. Em uma metade escreva frases que aproximam a pessoa de Deus. Na outra metade, escreva frases que as afastam d'Ele. Divida o grupo em duas equipes e os separe em cada lado de uma linha. O jogo começa quando os instrutores lançarem balões do bem e do mal igualmente para os dois lados. Os jovens determinarão se os balões são bons ou ruins ao ler as mensagens. Eles vão ficar com os do bem do seu lado e vão atirar para o time adversário os balões com frases negativas. Termine o jogo após alguns minutos. As equipes ganham um ponto para cada balão bom e perdem um ponto por balão ruim. Diga, então: "Nós temos um limite de anos para viver, logo devemos jogar fora tudo que é ruim em nossas vidas imediatamente, exatamente como fizeram com os balões".

De costas

Diga para os adolescentes formarem pares e sentarem no chão com as costas voltadas para o parceiro. O objetivo é que cada dupla levante-se sem a ajuda das mãos. Quando um par conseguir ficar de pé, adicione uma terceira pessoa. Continue adicionando um participante para cada vez que o grupo levantar-se. A equipe poderá chegar até 20 pessoas. Finalmente, pergunte: "Como você comunicou-se com o seu grupo?" e "O que foi mais difícil sobre ter uma equipe maior?". Use essa analogia para comparar com cristãos ajudando-se mutuamente a se levantar após caírem em pecado, ao invés de criticarem ou empurrarem para baixo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...