Como fazer um juzu

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um juzu, também conhecido como contas Bodhisattva, é um rosário budista japonês usado para contar mantras durante a meditação. Muitas configurações diferentes das contas existem para a criação do juzu, mas uma das mais populares é uma que utiliza 108 delas, onde cada uma representa 108 aflições ou "klesas" na vida de uma pessoa. O juzu também inclui duas contas adicionais: a conta "mãe" e a conta "pai". A primeira representa o misticismo, enquanto a segunda representa a lei. Essa configuração das contas do juzu é chamada de "nenju" formal e é tipicamente usada pelas seitas religiosas Nichiren e Jodo.

Passo 1

Corte aproximadamente 90 cm de cordão. Faça um nó em uma das extremidades para impedir que as contas caiam. Passe a primeira conta, a paterna ou a materna, pelo cordão de seda e faça um nó acima dela para que fique presa no lugar.

Passo 2

Coloque a primeira das 108 contas menores. Após adicioná-la, faça um nó atrás dela para mantê-la no lugar. Repita o processo, fazendo um nó após cada conta adicionada, até que tenha colocado metade delas. Isso não só ajuda a manter as contas no lugar, como também impede que você as perca, caso o cordão se rompa.

Passo 3

Coloque a segunda conta, a paterna ou a materna, e faça um nó acima dela. Adicione a metade restante das contas ao cordão, fazendo um nó atrás de cada uma que é adicionada. Quando houver terminado, deve haver um nó entre cada conta do cordão.

Passo 4

Amarre as duas extremidades do cordão de seda uma a outra, assegurando que o nó fique apertado o bastante para que não se desfaça.

Mais recentes

×