×
Loading ...

De que lado devem ficar as dobradiças ao instalar uma porta externa?

Sempre que uma porta que leva ao exterior de uma casa ou prédio for instalada, suas dobradiças devem ficar do lado interno da porta, e não do externo, por motivos óbvios: as dobradiças expostas podem ser removidas, e a segurança da porta seria violada. Colocar as portas externas corretamente pode ser complexo, mas há algumas linhas gerais para garantir uma instalação adequada.

Instale portas externas com as dobradiças para dentro (Door image by Mimis nena from Fotolia.com)

A legislação local prevalece

Veja a legislação local antes de instalar sua porta. Em muitos lugares, ela diz que as portas externas devem abrir para dentro, e não para fora, por motivos de segurança. As portas sólidas, sem janelas, podem causar ferimentos sérios se forem abertos em cima de uma pessoa que esteja passando por ela.

Há duas exceções a essa regra. As portas de saídas de emergência apenas para saída devem ter a dobradiça colocada de forma que abram para fora para evitar o risco do acúmulo de pessoas ao redor da porta em uma emergência, fazendo com que seja impossível abri-la para dentro. Alguns lugares permitem que a porta externa abra para fora, caso ela possua uma janela que permita a visualização do ambiente externo antes de abri-la. Muitas portas de vidro de endereços comerciais abrem para fora, e muitos donos desses estabelecimentos colocam objetos decorativos e de paisagismo perto das portas, para que não seja possível acertar um pedestre que estiver passando. Entretanto, algumas legislações locais proíbem qualquer porta que abra para fora, incluindo as de emergência, caso ela abra diretamente em um degrau de descida, por questões de segurança. Caso haja um ou mais degraus, a porta externa deve abrir em um piso plano de saída, antes dos degraus.

Loading...

Que tipo de dobradiças utilizar

Se uma porta externa abrir para fora, as dobradiças devem ficar no interior do prédio, para evitar que alguém possa usar um martelo e uma chave de fenda para remover o pino da dobradiça e soltar a porta. Caso a dobradiça precise ficar do lado de fora, assegure-se de que não possa ser adulterada e que não seja possível forçar o pino para fora da dobradiça em nenhuma situação.

Não sendo possível usar esse método, use uma dobradiça invertida ou "invisível", que permite que a parte do pino fique dentro do prédio, em um bolso esculpido na parede. A asa fixa da dobradiça fica presa à moldura da porta, e a móvel fica presa na borda. Essa porta abrirá para fora, mas o pino será invisível para alguém que estiver olhando pelo lado de fora.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...