×
Loading ...

Como fazer um lago de jardim com um recipiente plástico

Os lagos são belos ecossistemas auto-suficientes para seu jardim. Eles atraem pássaros e animais selvagens e são fáceis de cuidar. Você pode contratar uma empresa cara para construir um lago ou gastar muito tempo e dinheiro para fazer um por conta própria. No entanto, se o que você quer é um lago pequeno, será rápido e fácil fazer um utilizando um recipiente plástico.

Instruções

Um pequeno e bonito lago (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha um local para seu lago. Lembre-se que fazê-lo sob uma árvore significa que você terá que frequentemente limpá-lo, pois cairão folhas nele, principalmente no outono. Se você também planeja acrescentar algumas plantas, tenha em mente que as aquáticas não são diferentes das de jardim no que diz respeito à luz solar. Um lago completamente à sombra o deixará limitado apenas à plantas que crescem nesse tipo de iluminação.

    Loading...
  2. Escolha o recipiente. Se o local que você escolheu recebe luz direta do sol, é melhor escolher um recipiente de cor clara ou transparente, pois a água pode aquecer bastante se ele for preto. Cave um buraco grande o suficiente para poder enterrá-lo por volta de 7,5 cm no chão. Se o recipiente ficar nivelado com o solo, você pode ter terra solta ou lama, correndo o risco de serem levadas para dentro dele, principalmente quando chover. Encha-o com um pouco de água para verificar o nivelamento e utilize a terra escavada para preenchê-lo até que fique nivelado e firme em todos os lados. Encha-o completamente com água e deixe-o descansar por vários dias antes de colocar as plantas.

  3. As bordas de seu lago podem ser cercadas por pedras de pavimentação, de calçadas ou rochas. Os espaços entre as rochas podem ser preenchidos com terra e você pode acrescentar plantas de cobertura se desejar. A grama ornamental fica bem bonita ao lado de um pequeno lago.

  4. Qualquer acúmulo de água atrairá mosquitos. Você pode adicionar uma pequena bomba d'água ou um arranjo de cascata para seu lago, afastando mosquitos e insetos. Se planeja deixar a água parada, saiba que os ovos de mosquitos são fáceis de ver e remover, pois parecem pequenos grãos pretos de arroz flutuando na superfície da água, e podem ser removidos com uma pequena rede ou com as mãos.

  5. Se você tiver plantas em seu lago, ele será auto-suficiente. Escolher plantas aquáticas perenes, adequadas para sua região, facilita o cuidado. A maioria das plantas precisa estar enraizada em pequenos vasos plásticos, que devem estar ancorados com pequenas pedras ou cascalho, para mantê-los no lugar. Submerja os vasos na água com cuidado para não deslocar as pedras conforme você os posiciona.

Loading...

Dicas

  • Guarde a tampa do recipiente, pois se não possuir plantas altas, você pode utilizá-la para proteger seu lago das folhas do outono.
  • Se você mora em uma região com geadas no inverno, a água do seu lago pode ser trocada na primavera. Ponha uma mangueira no lago, deixe-a jorrar até que a água seja trocada e remova as folhas mortas que ficaram lá durante todo o inverno.
  • Você pode adicionar um peixinho dourado ao seu lago, mas ele não sobreviverá a um inverno congelante e precisará ser transferido para um tanque interno durante os meses mais frios.

O que você precisa

  • Recipiente plástico grande
  • Pedras de pavimentação ou de calçada
  • Plantas aquáticas

Referências

Loading ...
Loading ...