Como instalar separador plástico para canteiros

••• man´s hands with a spade image by svehlik from Fotolia.com

Não há como fugir disto: cuidar de jardim é trabalhoso, mas a instalação de separadores plásticos em torno de árvores ou canteiros não só dá um visual limpo e organizado a um quintal, como também reduz futuros trabalhos de manutenção, minimizando a propagação de ervas daninhas e tornando-as mais fáceis de serem removidas. Com um investimento mínimo de tempo e esforço, a instalação de separadores plásticos irá assegurar que sua grama fique onde ela deve ficar e que a terra e outros elementos de paisagismo permaneçam onde quer que eles estejam.

Passo 1

Marque a área que se planeja delimitar com tinta spray ou barbante amarrado a estacas. Mesmo no caso de os separadores serem instalados em torno de um canteiro de flores existente, marcar sua posição tornará a tarefa de cavar em linha reta mais fácil, garantindo que seja obtida a aparência e o posicionamento desejados.

Passo 2

Meça o perímetro para determinar a quantidade de separadores a serem comprados.

Passo 3

Cave uma vala ao redor de todo o perímetro marcado do canteiro com uma pá ou uma escavadeira elétrica, profunda o suficiente para acomodar o separador plástico. Leia as instruções do produto para determinar a profundidade ideal para o assentamento do separador no solo.

Passo 4

Coloque o separador plástico dentro da vala. Use conectores para unir as tiras desse material ou para ligar suas extremidades, caso o canteiro seja redondo. Sem os conectores, a divisória ficará abaulada ou cederá.

Passo 5

Ancore o separador plástico com estacas, conforme as instruções na embalagem do produto. A loja "Home Depot" recomenda a colocação dos apoios em intervalos de 90 a 120 centímetros.

Passo 6

Preencha as valas com o solo removido. Compacte o solo firmemente, comprimindo-o com seu pé ou com um tijolo -- ou então molhe o solo com uma mangueira.

Mais recentes

×