Se laranjas umbigo não têm sementes, como podemos plantar mais?

Laranjas umbigo tendem a ser doces e possuem uma casca fácil de se retirar

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Laranjas umbigo, cultivadas em todo o mundo e valorizadas pelo sabor inegavelmente delicioso, não podem ser propagadas através das sementes como a maioria das frutas. Como elas não possuem sementes, todas as árvores de laranja umbigo são clones derivados de uma única espécie genética. Essa técnica de propagação assexual, chamada transplantação, garante que essa doce fruta cítrica não seja perdida.

História

A origem precisa do pé de laranja umbigo é desconhecida, mas a árvore original pode ter sido uma mutação cultivada no Brasil. Ela tem sido propagada continuamente, independentemente do fato de não possuir sementes e ser estéril, por causa dos vários traços desejáveis da fruta, incluindo o sabor adocicado e a casca fácil de se retirar. Chegando na Flórida em 1835, ela se tornou um produto imensamente importante na Califórnia no final do século XIX. A árvore tem sido replantada repetidamente em arvoredos em todo o mundo, fazendo com que todas as árvores de laranja umbigo sejam geneticamente idênticas.

Fruta sem sementes

As flores da laranja umbigo não possuem pólen e óvulos em boas condições, então nenhuma das frutas possui sementes. Por isso, a reprodução através de sementes ou polinização não é possível. Para propagá-las, os produtores replantam um galho do pé de laranja umbigo na raiz de outro pé de laranja, para que ele tenha uma raiz de onde crescer.

Transplantação

A transplantação é usada em muitas árvores frutíferas para se aproveitar dos traços desejáveis das diferentes variedades do mesmo tipo de frutas ou, no caso da laranja umbigo, para reproduzir uma fruta sem sementes. Um ramo que produz laranjas umbigo precisa ser transplantado para outra árvore. A parte da laranja umbigo, chamada enxerto, se unirá ao sistema de raiz da nova árvore e então ela produzirá laranjas umbigo. O enxerto é cortado para encaixar na raiz. Ele então é inserido na raiz e ambos crescerão como uma única árvore, desde que sejam plantas saudáveis e que a transplantação seja executada com cuidado.

Popularidade

Independentemente da natureza complicada da transplantação, as laranjas umbigo são valorizadas como alimento por causa do sabor consistente e pela estrutura fácil de descascar e que se separa em segmentos. Como as laranjas não são muito suculentas e contêm limoneno, uma substância que amarga o suco quando pasteurizado, elas não são utilizadas para sucos. As árvores são propagadas através da transplantação em todo o Brasil e na Califórnia, assim como na África do Sul, Espanha, Paraguai, Austrália e Japão.

eHow Brasil
×