×
Loading ...

Como um pinheiro se reproduz?

Os pinheiros são, talvez, a árvore mais economicamente valiosa dentre todas as encontradas na América do Norte. A maioria das 36 espécies das coníferas encontradas nos Estados Unidos são reconhecíveis por suas folhas longas e retas em formato de agulha e suas pinhas distintas, que abrigam as sementes das árvores.

As pinhas se abrem para disperçar as sementes (Mimadeo/iStock/Getty Images)

Embaladas em um cone

Em muitas árvores, as sementes se desenvolvem dentro da camada protetora de uma fruta, ou escondidas dentro de uma castanha. Contudo, isso não acontece nos pinheiros. Ao invés disso, essas árvores criam um cone com camadas lenhosas que, como as frutas e nozes, são projetadas para proteger e dispersar sementes. A reprodução dessas árvores começa com o desenvolvimento dos cones, chamados de pinha, em uma árvore madura. Elas são produzidas no início da primavera e tanto as pinhas masculinas quanto as femininas são desenvolvidas em uma mesma árvore.

Loading...

Pinhas masculinas

As pinhas variam bastante quanto sua aparência, dependendo da espécie. As pinhas masculinas geralmente são filamentos longos e macios chamados de amentos. Eles são bastante evidentes em algumas espécies, mas podem ser bastante discretos em outras. O objetivo da pinha masculina é dispersar o pólen, que viaja com o vento. Uma vez que ele é dispersado, a pinha cai da árvore.

Pinhas femininas

As pinhas femininas abrigam os óvulos e, a princípio, são de cor esverdeada e bem fechadas para protegê-los. Elas são cobertas por uma substância pegajosa que permite ao pólen agarrar-se a ela e dispersar. Ele desenvolve um tubo que cava lentamente e profundamente sobre o cone, até finalmente alcançar e fertilizar os óvulos que se encontram na base da pinha -- processo que dura cerca de 15 meses. Durante esse período, o cone feminino está mudando e amadurecendo, preparando-se para liberar as sementes. No momento em que as sementes estiverem totalmente formadas, a pinha feminina terá endurecido e secado, tomando a forma de cone marrom que nós conhecemos.

Voem longe, sementes

Quando as sementes estão prontas, o pinheiro para de fornecer água para a pinha. Isso faz com que ela seque e se abra, permitindo que as sementes encontradas na base de suas escamas caiam e sejam sopradas para fora do cone. As sementes possuem pequenas asas que, ao serem liberadas, ajudam-nas a voar através do vento. Muitas não pousam em solo fértil, ou são comidas por animais. Contudo, algumas caem em um solo de qualidade, no qual elas brotam e, eventualmente, se transformam em mudas de pinheiros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...