O que leva as agapornis a arrancarem as próprias penas?

As agapornis se estressam facilmente, desenvolvendo um comportamento destrutivo

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Arrancar as penas é um comportamento destrutivo em que todas ou parte das penas são arrancadas por uma ave. As agapornis podem arrancar suas penas por motivos médicos ou não médicos. Em ambos os casos, o comportamento é alarmante para os donos de animais e requer paciência para ser resolvido. Mesmo que arrancar as penas seja bastante comum para as agapornis, é um comportamento muito difícil de deter quando iniciado.

Dieta

Uma má alimentação pode ser a causa pela qual as agapornis arrancam suas penas. Uma dieta composta completamente de sementes desgastará as penas e fará com que os pássaros as arranquem. As rações atendem às exigências nutricionais das agapornis, no entanto, frutas e legumes frescos devem ser adicionados para oferecer variedades e manter as aves interessadas ​​em sua dieta.

Estresse

As agapornis se estressam facilmente, especialmente quando deixadas sozinhas. Forneça-lhes brinquedos que possam ser picados e arrancados. Troque-os todos os dias para evitar o tédio.

Pele seca

Banhos regulares ajudam a prevenir a pele seca e coceira, também causas pelas quais as agapornis arrancam suas penas. Algumas aves gostam de se refrescar em uma pia, mas você também pode usar um borrifador cheio de água morna para pulverizá-las. Banhe-as pelo menos uma vez por dia, evitando correntes de ar durante o processo.

Solidão

As agapornis muitas vezes precisam de um companheiro, seja um periquito ou outro pássaro em uma gaiola perto da dela. As aves são criaturas altamente sociais e necessitam de companhia para atender à necessidade de fazer parte de um conjunto.

Parasitas

Parasitas ou ácaros podem ser uma causa que leva as agapornis a arrancarem as próprias penas. Um veterinário de aves poderá diagnosticar e programar um plano de tratamento para remover parasitas ou ácaros.

eHow Brasil
×