Quanto tempo leva para o camarão atingir um tamanho comestível
Comstock/Comstock/Getty Images
Os camarões comestíveis geralmente tem quatro estágios de desenvolvimento depois de saídos dos ovos. Os ovos potenciais passam por uma imediata formação de clivagem após serem chocados. O primeiro estágio é completado em um período de 12 a 18 horas ou mais, dependendo da espécie. A progressão subsequente de um estágio ao outro apresenta diferenças no organismo e na aparência física da criatura. Mudanças ocorrem em sequência até que o camarão atinja um tamanho completamente comestível, em três ou quatro semanas.
Estágio Nauplius
Este estágio varia dependendo da espécie. Por exemplo, o camarão-tigre-gigante tem seis estágios, enquanto o de água doce tem apenas quatro. Durante este estágio, apenas os apêndices rudimentares (antenas e mandíbulas) se desenvolvem, e a região posterior se divide e afina. O começo da espinha, da carapaça e do trato digestivo começam a aparecer. Cerdas e articulações também começam a crescer, e os tecidos da boca começam a se diferenciar dando origem aos dentes. O corpo se alonga e se torna maior.
Estágio Protozoae
No estágio Protozoae, o camarão continua seu desenvolvimento físico. O abdômen se alonga consideravelmente, junto com o tórax. As presas e olhos se desenvolvem em hastes na cabeça. Membros motores chamados pereiópodes, assim como nadadeiras anteriores à cauda (urópode) também se tornam visíveis. A bifurcação, ou o processo de criação de várias divisões no corpo do camarão, envolve outras espinhas adicionais.
Estágio Mysis
O estágio Mysis permite um alongamento maior do torso, com principalmente membros nadadores (pleópodes) se transformando em uma parte plenamente funcional do camarão. As pleópodes do organismo também se tornam funcionais e uma cauda nadadeira (telson) aparece.
Pós larval
O estágio final é atingido, com ajuda de uma boa nutrição, condições aquáticas favoráveis e níveis adequados de oxigênio. O camarão-tigre-gigante atinge um comprimento de até 2 cm, o macho se alonga até 18 cm. O comprimento médio da mesma espécie vai de 12 a 17 cm para fêmeas e de 11 a 14 em machos.
Referências
Sobre o Autor
Natalie Andrews has been writing since 2003. She has created content for print newsletters and blogs in the flower, transportation and entertainment industries. Her expertise lies in travel and home-decorating. Andrews graduated with a bachelor's degree in communications from the University of Houston in 2008.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images