Quanto tempo leva para resfriar uma casa com ar-condicionado

••• window air conditioner image by Aaron Kohr from Fotolia.com

Muitas pessoas escapam do calor do verão resfriando suas casas com ar-condicionado. Enquanto alguns investem em um sistema que refrigere a casa inteira, outros compram unidades que são facilmente instaladas em cômodos individuais. O tempo que leva para resfriar a casa depende de vários fatores, como a potência do sistema, o tempo de fabricação do aparelho e se o ar-condicionado é de uso central ou individual.

Ar central

new,home,house image by Greg Pickens from Fotolia.com

A maioria dos ar-condicionados centrais conseguem diminuir a temperatura de uma casa mediana de quatro quartos em aproximadamente 12 ºC em três horas. Isso depende de vários fatores, como a idade do aparelho e a temperatura exterior. De qualquer forma, a casa ficará notoriamente mais fria em poucas horas. Caso isso não aconteça, é provável que o ar-condicionado esteja com algum problema.

Unidade individual

old home image by pearlguy from Fotolia.com

O ar-condicionado individual consegue resfriar um ambiente em menos tempo do que o central, se a porta e as janelas do cômodo estiverem fechadas. Um quarto de 3 m² ficará notavelmente mais frio em 20 minutos, alcançando uma temperatura mais confortável em aproximadamente uma hora.

Resfriamento evaporativo

colorado river image by Don Lewis from Fotolia.com

O sistema de refrigeração evaporativa obtém seu resfriamento através da evaporação da água, ao invés da compressão do vapor ou da absorção cíclica da água, como é o caso da maioria dos ar-condicionados. Estes sistemas são bons para serem utilizados em climas quentes e secos. Quando comparado aos modelos tradicionais, o sistema de resfriamento evaporativo leva mais tempo para esfriar uma área específica, pois o ar é resfriado em ciclos espaçados. Acontecem aproximadamente 15 ciclos de resfriamento por hora, então dependendo do tamanho da casa a temperatura desejada pode não ser alcançada durante algumas horas.

Potência

Schäferhund image by Angelika Bentin from Fotolia.com

O tempo que um ar-condicionado leva para resfriar a casa também varia de acordo com a potência do sistema, medido pela Seasonal Energy-Efficiency Rating (SEER). Uma das maiores influências do SEER de uma aparelho é sua idade. Um sistema comum produzido na década de 1990 possui uma classificação SEER de 6, enquanto outro fabricado no início do ano 2000 tem uma classificação 10. Qualquer um produzido depois do dia 23 de janeiro de 2006 tem uma classificação SEER de 13 ou maior.

Outros fatores

small house, big house image by Nino Pavisic from Fotolia.com

Existe uma série de fatores que afetam o tempo que um ar-condicionado leva para resfriar uma casa. Isto inclui a idade da casa, seu isolamento e se as portas e janelas estão abertas. Outro aspecto que influencia é a temperatura exterior.

Dicas

windows image by christophe morgado from Fotolia.com

Pode-se aumentar a eficiência do seu ar-condicionado mantendo as ventoinhas abertas, as janelas da casa fechadas e as portas dos cômodos abertas. Além disso, faça manutenção em seu aparelho pelo menos uma vez a cada dois anos e limpe o aparelho uma vez por mês enquanto ele estiver em uso. Por fim, ter uma casa bem isolada com vedação adequada aumentará o desempenho do ar-condicionado.

Mais recentes

×