Por que o ar-condicionado está fazendo um som de assobio?

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

O ar-condicionado pode aparentar ser seu melhor amigo em um dia escaldante no meio do verão. Todavia, se ele não estiver funcionando corretamente, poderá tornar a sua vida rapidamente em um transtorno, enquanto a sua casa esquenta. Um sintoma da falha que se pode notar em um ar-condicionado é um som de assobio. Isso nem sempre significa que há algo errado, mas pode indicar um problema. Tente conhecer as possíveis fontes do som de assobio, quando ele ocorrer.

Pressão do compressor

O problema mais grave que pode provocar a emissão de um som de assobio do aparelho de ar-condicionado é o excesso de pressão interna no compressor. Essa situação pode variar de um ruído de assobio leve a um assobio alto ou um som descrito como um "grito". Esse problema pode indicar uma situação perigosa. Se o o compressor estiver fazendo esse tipo de ruído, desligue o ar-condicionado e chame um técnico qualificado para repará-lo.

Vazamento na válvula interna

Um assobio semelhante, porém mais silencioso, pode vir da área do compressor em um aparelho de ar-condicionado, caso as válvulas internas estejam vazando. Às vezes, esse assobio pode assumir o som de um trompete ou trombone, se o quadro se agravar. O barulho causado por válvulas com vazamento é especialmente perceptível quando o sistema é desligado. Será preciso que um técnico substitua ou repare as peças que estão vazando.

Válvula de expansão

Algumas vezes, um som de assobio proveniente do aparelho de ar-condicionado não é um grande problema. Durante a operação normal, o líquido refrigerante, como Freon, circula através de um sistema de tubos para arrefecer o sistema. Isso comprime o gás e, em seguida, expande-o rapidamente através de uma porta chamada de válvula de expansão. Em alguns sistemas, a expansão do gás no interior da unidade produz um assobio audível como parte do processo de arrefecimento. Esses sons possuem apenas alguns segundos de duração e acontecem em intervalos regulares. Eles não são um motivo de preocupação.

Registros

Caso o som de assobio do seu aparelho seja proveniente dos registros ou aberturas em sua casa, então, provavelmente não há um grande problema com a mecânica do sistema. A simples corrente de ar forçada através do ventilador pode resultar em um som de assobio, pelo fato dos dutos serem locais propicias para produzir o som. Além disso, se alguns dos registros estão parcialmente fechados, então o ar pode estar entrando em espaços apertados, causando o aumento do barulho. Tente abrir mais os registros para transformar um som de assobio em algo como um som sibilante e discreto.

Mais recentes

×