Como lidar com os gases causados pela quimioterapia

•••

A quimioterapia pode causar uma desaceleração ou aceleração do movimento das fezes pelo intestino. Isso causa diarreia, cólica ou gases. Os tratamentos de câncer também podem alterar a flora bacteriana normal no órgão. A sua digestão pode ser afetada, causando gases ou cólicas. Se estiver usando medicamentos imunossupressores como esteroides, você também poderá desenvolver úlceras e complicações abdominais graves.

Passo 1

Descreva sua dor para seu médico para que ele possa ajudar você a controlá-la. Faça um diário, se necessário, anotando quando você tem gases.

Passo 2

Deite-se para aliviar o desconforto abdominal e os gases. Beba o máximo de água possível, tentando alcançar dois a três litros por dia.

Passo 3

Coma pequenas refeições e tome seus medicamentos para câncer enquanto você estiver se alimentando para ajudar a cobrir seu estômago. Faça isso, é claro, apenas se não for especificamente indicado tomar o medicamento com estômago vazio.

Passo 4

Evite fumar cigarro ou beber álcool durante a quimioterapia. Ambos podem irritar seu estômago ainda mais.

Passo 5

Respire profundamente e relaxe quando seu estômago tiver cólicas ou gases. Isso pode fornecer algum alívio.

Passo 6

Coma pequenas quantidades de alimentos brandos. Fique longe de alimentos fritos e gordurosos, alimentos quentes e picantes como caril, alimentos cheios de açúcar e refeições grandes. Não beba drinques com as refeições nem se deite após comer.

Passo 7

Enxague sua boca com água de limão após você comer. Você também pode tentar chupar uma bala dura, menta ou cubos de gelo.

Mais recentes

×