Como ligar baterias em lâmpadas

••• holding lighting bulb image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com

Você pode usar uma bateria como fonte de energia para uma lâmpada de modo a ter luz quando estiver acampando. Desde que a a tensão da bateria corresponda à tensão nominal da lâmpada, é possível ligar baterias em lâmpadas sem problemas. Todo o processo leva apenas alguns minutos. Você pode até mesmo criar uma fonte de energia renovável para as luzes do acampamento, seguindo as instruções na seção de dicas abaixo.

Passo 1

Prenda uma ponta de cada cabo nos polos da bateria de seis volts para que tenha um cabo separado saindo do polo positivo (+) e do negativo (-) da bateria. Você pode usar qualquer tamanho de bateria, basta ter a certeza de que a tensão da lâmpada corresponde à saída de voltagem da bateria.

Passo 2

Coloque a lâmpada no soquete. Alguns soquetes de luz exigem que você empurre a lâmpada e gire até que o fundo do bulbo "trave" no soquete. Esses tipos de lâmpadas têm uma aba saliente na base. Outros soquetes de luz são semelhantes aos modelos residenciais comuns, onde a lâmpada é enroscada no soquete.

Passo 3

Vire o soquete para que possa ver a base. Você notará que há duas abas de metal salientes dentro da base do soquete.

Passo 4

Prenda os cabos da bateria nas abas do soquete. Não importa que condutor (positivo ou negativo) vai para cada aba, mas apenas um condutor deve ser anexado a cada uma. Assim que ambos os condutores estiverem conetados, a lâmpada acenderá.

Mais recentes

×