×
Loading ...

Como limpar um coelho malcheiroso

Os coelhos geralmente são caprichosos com sua higiene, mantendo-se o mais limpos e livres de odores possível, mas quando encontram odores ambientes em suas gaiolas, como o de urina, a ocasião pode precisar de sua intervenção. Se a escovação regular não ajudar, um coelho malcheiroso pode precisar ter a pelagem lavada ou as glândulas odoríferas anais limpas. De qualquer forma, nunca mergulhe o coelho em água — isso pode fazer com que ele entre em choque.

Instruções

Ter um coelho cheiroso pode exigir seu esforço (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Limpando o pelo

  1. Coloque uma toalha no fundo de uma bacia. Acrescente cerca de 2,5 cm de água morna, que encharcará a toalha e fornecerá uma superfície firme para o coelho ficar em cima.

    Loading...
  2. Adicione algumas gotas de xampu ou sabonete líquido para bebês na água até perceber um pouco de espuma.

  3. Pegue o coelho com uma mão embaixo de suas patas dianteiras e a outra apoiando a parte traseira.

  4. Coloque o coelho na bacia, a parte traseira primeiro. Se possível, mantenha a parte dianteira do animal acima da água com sua outra mão.

  5. Massageie a água com sabão no pelo com movimentos curtos e suaves. Evite que a água entre em contato com os olhos ou orelhas do coelho.

  6. Remova o coelho da bacia e coloque-o em uma superfície firme e fechada. Jogue a água com sabão fora e substitua-a por água limpa e morna.

  7. Coloque o coelho de volta na bacia. Segure-o firmemente com uma mão e despeje a água limpa sobre o pelo com a outra até que todo o resíduo de sabão seja enxaguado.

  8. Remova o coelho da bacia e seque-o gentilmente com uma toalha. Segure um secador de cabelos na direção do corpo do animal e direcione um fluxo de ar morno, mas não quente, para finalizar a secagem.

    Limpando as glândulas odoríferas anais

  1. Umedeça um algodão com água morna.

  2. Coloque o coelho de costas em uma superfície plana e limpa. Talvez seja preciso um assistente para segurar o animal.

  3. Passe o algodão nas glândulas odoríferas. Você deve ver uma secreção aparecer no algodão ou na pele circundante.

Loading...

Dicas

  • Escovar seu coelho pelo menos uma vez por semana pode evitar que os odores transformem-se em um problema. Escove-o diariamente durante a época de queda de pelo.
  • Troque a caixinha de areia do coelho diariamente para evitar que a gaiola acumule odores que possam ser passados ao animal.

Aviso

  • Não aponte o secador de cabelos diretamente para o coelho.
  • Não use lascas de cedro ou pinho na caixinha de areia. Seus gases podem comprometer as enzimas hepáticas do coelho.

O que você precisa

  • Bacia
  • Duas toalhas
  • Xampu ou sabonete para bebês
  • Secador de cabelo
  • Algodão

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...