Como limpar e cuidar de uma incisão em um cão

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Se seu cão foi recentemente castrado ou sofreu outro tipo de cirurgia, cuidados pós-cirúrgicos apropriados são vitais para promover a cura e prevenção de infecções. Isto deve incluir a limpeza da incisão, porém muitos donos têm dúvidas de como fazê-lo apropriadamente. Você irá precisar monitorar o animal de perto e seguir qualquer instrução de seu veterinário.

Limpeza e cuidado

Passo 1

Amoleça o fluido seco ao redor da incisão. Sature uma toalhinha com um pouco de água bem quente. segure sobre a incisão cirúrgica do cão por a 10 minutos. Isto irá amolecer o fluido seco, facilitando a remoção. Isto normalmente só é necessário no primeiro ou segundo dia após a cirurgia ou ferimento. Se estiver notando descamação na incisão ou ferida após 36 a 48 horas, o cão deve ter desenvolvido uma infecção e deve ser levado ao veterinário.

Passo 2

Remova o fluido seco que reaparecer ao redor da ferida. Embeba um cotonete com água quente e gentilmente limpe os fluidos secos que se formam próximo à incisão. O sangue e fluidos secos ao redor da incisão cirúrgica deve aparecer logo após; se não, aplique novamente um pano quente por alguns minutos e então tente limpar a área novamente.

Passo 3

Aplique Betadine ou outra pomada na incisão. Donos de cães devem sempre aplicar uma generosa quantidade de pomada em gaze e passar um pouco de anti-séptico na ferida do cão. Polvilhar é melhor quando há pontos. Betadine não deve ser aplicado em áreas com 3 cm de incisão.

Passo 4

Deixe que a pomada seque naturalmente.

Passo 5

Repita o processo de limpeza duas a três vezes ao dia. Monitore a incisão de perto. Os pontos não devem parecer saltados; as bordas e a ferida ou incisão não deve se ressaltar; a ferida do cão não deve aumentar em termos de inchaço, vermelhidão ou descamação após as primeiras 24 horas. Se notar qualquer destes sinais, isto indica uma infecção.

Mais recentes

×