Como notar se um metal é ouro ou bronze

••• brass duck image by Edsweb from Fotolia.com

O ouro tem sido considerado historicamente um metal precioso e um dos seus primeiros usos foi a fabricação de jóias e objetos decorativos. O bronze pode ter uma aparência parecida com a do ouro, mas é consideravelmente mais barato. Um imã pode muitas vezes determinar a diferença entre o ouro e o bronze, visto que o bronze será atraído e o ouro não. Mas, se estiver incerto, um teste simples com ácido pode confirmar se o objeto é de ouro.

Passo 1

Use um imã. O bronze é magnético e portanto um imã irá atraí-lo. O ouro não é magnético, apesar de poder estar misturado a outros metais que são. Geralmente, o ouro não será atraído ao imã, mesmo sendo de baixa qualidade. Se o objeto for atraído ao imã, é muito provável que não seja de ouro.

Passo 2

Procure por indicações na peça. As peças que são de ouro frequentemente serão etiquetadas com 10K, 14K, 18K ou 24K. O "K" se refere ao quilate, ou seja, a pureza do ouro. Este é um bom indicador de que uma peça possa ser de ouro. Os itens de bronze podem ter indicações dizendo "Bronze".

Passo 3

Use um teste com ácido. Há vários testes com ácidos no mercado para testar o ouro. Se você ainda não estiver convencido após o teste com o imã e estiver procurando um indicador, faça uma pequena arranhadura em uma área protegida, que não seja facilmente vista, e aplique uma gota do teste com ácido que você escolheu. Por exemplo, com o teste com ácido de Schwerter, os itens de bronze ficarão marrom escuro, enquanto os de ouro não terão nenhuma reação.

Mais recentes

×