Como limpar alpaca

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

A alpaca é uma liga de metais formada para criar uma prata falsa. Esse metal também é conhecido como prata alemã ou prata de níquel e é constituído por níquel, cobre, estanho e zinco. Devido à porcentagem de cobre (60%), a alpaca pode desenvolver uma coloração verde, conhecida como pátina. Quando é usada para fazer joias, muitas vezes os fabricantes galvanizam as peças com prata esterlina, assim como é feito no processo de galvanização do ouro. Com o tempo, a cobertura de prata desaparece.

Passo 1

Use o pano de polimento de metal para polir a alpaca e remover o acúmulo de manchas. O desgaste comum do dia-a-dia evita que o metal se torne opaco, no entanto, a exposição a sabões e outros produtos de limpeza pode criar uma película sobre a superfície.

Passo 2

Lave a poeira e a sujeira da alpaca usando um detergente neutro misturado com água morna e use um pano macio para limpar áreas muito sujas. Enxágue o metal em água morna.

Passo 3

Use uma escova de dente macia em joias que possuam pedras preciosas ou strass. As cerdas também servem para limpar fendas nas partes mais intrincadas. Sempre utilize água durante a limpeza com a escova de dente para evitar arranhar a superfície da joia.

Passo 4

Prepare uma pasta com bicarbonato de sódio e água. Depois, aplique-a na alpaca e limpe-a com um pano macio. Continue polindo o metal com um pano limpo até que fique brilhante novamente.

Passo 5

Seque a alpaca completamente antes de guarda-la. Embora ela não enferruje, a água pode deixá-la sem brilho.

Mais recentes

×