Como limpar uma panela de ferro fundido velha e enferrujada

••• ajos image by Jaume Felipe from Fotolia.com

Panelas de ferro enferrujam quando cuidadas de forma inadequada. Após lavar suas panelas, você deve secá-las e guardá-las imediatamente em um lugar fresco e seco, ou a ferrugem poderá desenvolver-se sobre sua superfície. A limpeza de panelas de ferro enferrujadas envolve a remoção da ferrugem com um método abrasivo. Felizmente, se o dano não for muito vasto, você pode restaurar a panela de volta à sua aparência original.

Método 1

Passo 1

Encha uma panela ou bacia com água morna. Adicione 1/2 colher de chá de sabão neutro na água e agite com os dedos para formar espuma. Mergulhe a panela de ferro enferrujada na mistura.

Passo 2

Esfregue a ferrugem da panela com um pedaço de lã de aço.

Passo 3

Lave a panela e seque com um pano de algodão que não solte fiapos. Tempere-a antes de usá-la.

Método 2: Para ferrugem encrustada

Passo 1

Mergulhe a panela em uma mistura de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água por 3 a 4 horas, para soltar a ferrugem.

Passo 2

Retire a panela da solução de vinagre e água e seque bem com uma toalha limpa.

Passo 3

Coloque luvas de borracha e óculos de segurança. Pulverize as panelas de ferro com limpador de forno. Coloque a panela em um saco de lixo plástico e amarre-o para fechar. Deixe as panelas no saco durante a noite em um local bem ventilado.

Passo 4

Retire a panela do saco de lixo em um local bem ventilado para evitar a inalação dos vapores do limpador de forno.

Passo 5

Esfregue as panelas com lã de aço em uma solução de água quente e detergente. Enxágue e tempere-a antes de usá-la novamente.

Mais recentes

×