Como limpar paredes interiores de madeira

••• Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

A limpeza das paredes interiores de uma casa de toras de madeira é um processo muito diferente do que limpar as exteriores, pois essas são facilmente limpas com uma lavadora à pressão. Entretanto, não é possível limpar as paredes interiores dessa forma, especialmente se a casa já estiver decorada e ocupada. As paredes interiores, especialmente aquelas feitas de madeira rústica, atraem poeira com facilidade e exigem uma limpeza frequente.

Passo 1

Evite utilizar um espanador ou qualquer outro tipo de escova seca. Esse procedimento permite que as partículas re-circulem no ar, assentando imediatamente nas paredes da casa novamente. Em vez disso, use uma esponja ou pano úmido para limpar toda a superfície.

Passo 2

Lave a esponja ou pano, antes de secar. Isso garantirá que o pó seja removido do ambiente antes de re-circular novamente. Você pode precisar enxaguar o pano ou esponja várias vezes conforme limpar as paredes, dependendo de quão sujas elas estiverem. Fique de olho na esponja ou pano e lave-o com frequência para não sujar novamente a parede.

Passo 3

Mergulhe a esponja ou pano em um pequeno balde ou bacia cheia de alvejante para tecido colorido. Torça o excesso de líquido, para que a esponja ou pano fique úmido novamente, mas nesse caso, um pouco de gotejamento não tem problema.

Passo 4

Esfregue as paredes com essa solução, mas não use água sanitária comum, pois pode danificar ou clarear a madeira. Para sujeiras encrustadas, use um esponja mais abrasivas para remover a sujeira. Nunca utilize utensílios abrasivos de lavagem, como palha de aço.

Passo 5

Deixe que as paredes sequem durante a noite ou por apenas algumas horas e, em seguida, aplique óleo de móveis com um pano limpo e seco. Esse produto fará com que as paredes brilhem e pareçam ainda mais limpas. Muitos até evitam o acúmulo da poeira por mais tempo.

Mais recentes

×