Como limpar tinta de plásticos

••• Creative Crop/Digital Vision/Getty Images

Um borrão acidental de tinta ou uma deliberada criação artística de uma criança pode resultar em manchas de tinta em suas superfícies plásticas. Parece ser possível limpar uma mancha de tinta do plástico mas, como a tinta é feita para aderir à superfície na qual é aplicada, esse geralmente não é o caso. Remova a mancha de tinta assim que possível, antes que marque o plástico.

Passo 1

Coloque 2 colheres de sopa de detergente e 1 colher de sopa de álcool em uma tigela. Mexa os dois ingredientes com a colher até que o detergente esteja misturado ao álcool.

Passo 2

green sponge image by robert mobley from Fotolia.com

Mergulhe uma esponja na solução de detergente e plique uma quantidade generosa na área manchada do plástico. Se este for pequeno o bastante, você poderá mergulhar a mancha diretamente na tigela com a solução de álcool e detergente. Deixe de molho por 15 minutos.

Passo 3

Esfregue a mancha de tinta com a esponja e a solução de sabão. Enxágue a esponja frequentemente para que não transfira a tinta de volta para o plástico. Enxágue o plástico em água quente ou passe um pano limpo embebido em água quente.

Passo 4

Seque o plástico com um pano limpo. Avalie o material para ver se ainda há qualquer mancha de tinta. Prossiga para o próximo passo se ainda houver resquícios de tinta na superfície de plástico.

Passo 5

Molhe um pano limpo com removedor de esmalte de unhas. Remova a mancha persistente com o produto. Deixe o pano molhado sobre a mancha de tinta por cinco minutos se esta for especialmente persistente.

Passo 6

Lave a superfície de plástico com uma gota de detergente e uma esponja para remover o removedor de esmalte. Enxágue com um pano molhado com água e, então, seque com uma toalha limpa.

Mais recentes

×