Como limpar objetos de vidro amarelados

••• Paula K. Parker

Se for uma herança de família ou uma compra recente, o cristal é sempre tão delicado quanto lindo. Ele não suporta limpeza pesada. Isso vira um problema quando apresenta manchas amareladas. Para limpar é necessário uma limpeza suave inicialmente e, logo em seguida, uma mais intensa.

Limpeza suave

Passo 1

Limpe manchas em vidro delicado, deixando-o uma noite de molho. Cheryl Mendelson em seu livro, "Home Comforts; The Art and Science of Keeping House", recomenda o uso de uma solução com metade de vinagre branco e metade de água. Despeje-a no vidro a ser limpo e deixe descansar durante a noite.

Passo 2

Jogue a solução fora no período da manhã e lave o vidro com água morna e sabão. Seque e lustre com um pano de algodão macio.

Passo 3

Repita o processo se as manchas persistirem, usando dentifrício em pó ou pastilha. Encha o vidro com água e adicione o dentifrício. Deixe descansar durante a noite. Jogue fora na parte da manhã. Lave o vidro. Seque com um pano de algodão.

Limpeza intensa

Passo 1

Limpe as manchas no vidro que não foram removidas com o método de imersão durante a noite. O livro de Cheryl Mendelson recomenda o uso de um limão. Corte-o ao meio, retire as sementes e esfregue suavemente a parte cortada no vidro. Lave-o com detergente e enxague.

Passo 2

Inspecione o vidro. Se a mancha ainda estiver lá, é recomendado polvilhá-lo com bicarbonato de sódio e esfregar com uma esponja molhada.

Passo 3

Lave o vidro se houver qualquer resíduo de bicarbonato de sódio; faça-o com água fria e vinagre branco. Seque-o e enxugue com um pano de algodão macio.

Mais recentes

×