Como limpar um Waterpik

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Waterpiks são pequenos aparelhos usados para manter os dentes e gengivas saudáveis e bonitos. Mantenha seu Waterpik limpo para maximizar a eficácia, prevenindo que quebre logo e que bactérias se proliferem e bloqueiem o aparelho.

Passo 1

Reserve o aparelho limpador de dentes Waterpik, destacando todas as mangueiras removíveis, reservatórios de água e anexos de captação do final. A parte do Waterpik que abriga a bomba e o motor, de onde o cabo elétrico sai, deve ser limpa com um pano úmido e deixada para secar. Não mergulhe essa parte na água.

Passo 2

Encha um pote grande com uma solução de uma parte de água morna ou quente para uma parte de vinagre branco. O vinagre branco remove manchas de água dura e depósitos minerais, mata a maioria das bactérias nas partes do Waterpik e também destrói mofo e bolor. Coloque o reservatório de água, mangueiras e anexos de captação na solução de vinagre. Estando certo de que eles estão completamente submersos, deixe de molho por até uma hora.

Passo 3

Remova as peças do Waterpik da solução de vinagre e enxágue bem com água da torneira. Esguiche um pouco de sabão líquido sobre uma escova de dentes velha ou outra escova pequena semelhante e esfregue todas as peças do aparelho Waterpik completamente. Enxágue bem novamente para remover todos os resíduos de sabão. Despeje água limpa através das mangueiras e deixe todas as peças secarem.

Passo 4

Remonte o Waterpik e preencha-o com uma solução de água da torneira e de antisséptico bucal. Prenda as mangueiras apropriadas e coloque os anexos de captação no fim. Vire o Waterpik e permita que a mistura de água e antisséptico bucal passe através da máquina e na pia. Mude os anexos de captação de modo que cada um seja enxaguado dessa maneira. Esse processo removerá todo o sabão restante para que, quando usar o aparelho, não sinta um gosto ruim.

Passo 5

Repita todo o processo uma vez por mês ou mais frequentemente se usar o Waterpik extensivamente. Seque completamente o aparelho por fora entre um uso e outro para evitar que bactérias se acumulem ou mofo se prolifere. Para as áreas com uso excepcional de água, mergulhe as pontas do Waterpik e mangueira em uma solução de vinagre com mais frequência.

Mais recentes

×