Como limpar poços de água com solução de cal

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

A acumulação de minerais em poços pode, com o tempo, gerar a água dura, que não só resseca nossa pele, como desgasta os aparelhos do poço com mais rapidez. A cal foi usada pela primeira vez para tratar a água dura no rio Tamisa em 1841. A adição de cal à água também provoca uma reação química que remove a dureza carbonatada e ajuda na redução de bactérias. Ela ainda é comumente utilizado no Centro-Oeste americano, na Flórida e no Texas. A adição de cal à água também é comumente usada por municípios na irrigação, pois reduz a quantidade de cálcio e magnésio no abastecimento de água.

Passo 1

Limpe o balde grande cuidadosamente para garantir que não restem bactérias ou sedimentos no balde.

Passo 2

Enxágue o balde grande cuidadosamente para garantir que nenhum líquido de limpeza seja deixado nele.

Passo 3

Encha o balde até a metade com água destilada fria. A utilização de água destilada irá garantir que não haja aditivos na mesma, o que normalmente acontece com a água da torneira.

Passo 4

Misture a cal (hidróxido de cálcio) com água num balde separado de acordo com as instruções de mistura na embalagem. Cada marca pode ser diferente, por isso, é vital preparar a mistura de acordo com as instruções das marcas. A mistura mais comum é cerca de 1 colher de sopa por litro de água destilada. Certifique-se de agitar o frasco entre 1 e 2 minutos. Deixe repousar durante aproximadamente 24 horas para decantar o sedimento do fundo.

Passo 5

Preencha outra quarta parte do balde com mistura de cal e água.

Passo 6

Misture a cal e a água completamente.

Passo 7

Derrame a mistura dentro do poço.

Passo 8

Mexa a mistura no interior do poço utilizando a haste de madeira ou metal.

Mais recentes

×