×
Loading ...

Lista de insetos que carregam mais do que o próprio peso

Animais são fontes de admiração devido à relação entre seus tamanhos e forças. Às vezes, quando falamos sobre força, as pessoas sempre pensam que está relativo ao tamanho. Por exemplo, mamíferos serão mais fortes que insetos. No entanto, se você medir força em proporção ao tamanho do animal, alguns insetos humilham os mamíferos.

Uma formiga é um inseto que carrega mais que seu próprio peso (ants & aphis image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Formigas

Embora você veja formigas triturando comidas maiores que elas mesmas em pedaços antes de carregar para seus ninhos, elas também são muito fortes. Uma formiga comum pode carregar comida cinco vezes mais pesada que ela mesma usando apenas as mandíbulas. Se não houver outras formigas, uma simples trabalhadora pode retornar alimentos 25 vezes mais pesados que seu peso quando usar todo o corpo para carregá-los. Claro que a força varia de espécie para espécie. Formigas cortadeiras podem carregar 30 vezes seu peso; ainda existem espécies que podem carregar até 52 vezes o peso do corpo.

Loading...

Abelhas

Quando o assunto é a dificuldade de voar carregando comida bem mais pesada que o próprio corpo, as abelhas é que dominam. Uma abelha pode carregar 300 vezes seu peso. Esse feito é comparável a uma pessoa carregar 300 pessoas do seu peso, ou um humano carregar aproximadamente 15 toneladas. Esse tipo de poder é necessário para as abelhas, que viajam aqui e acolá carregando a essência de 2000 flores para o mel.

Besouros

Os animais mais fortes do mundo são os besouros, e não os elefantes. Elefantes podem carregar apenas 25% do seu próprio peso. Isso é fichinha quando comparado a alguns besouros, que podem carregar centenas e centenas de vezes seu peso. O besouro hércules fica em segundo lugar na disputa de animal mais forte do mundo, podendo carregar 850 vezes seu peso. Em primeiro lugar está uma espécie de besouro chifrudo chamado Onthophagus taurus. Esses insetos têm força para carregar 1141 vezes seu peso, mesmo quando mal alimentados. Em proporções humanas isso compara a uma pessoa ser capaz de carregar dois ônibus de dois andares ao mesmo tempo. Como esses besouros ficam tão fortes? O segredo não é apenas a necessidade de sobrevivência, mas também para fins de reprodução. Antes de qualquer macho poder acasalar com a fêmea, ele deve usar seus chifres para batalhar com outros machos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...