Como se livrar de cheiro forte de verniz de madeira

••• Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Vernizes para madeira contêm compostos químicos e conservantes que possuem cheiro forte. Muitos ingredientes do verniz também possuem um componente tóxico, tornando-o prejudicial a humanos, animais e plantas se inalado como vapor. Por isso, é extremamente importante remover esses odores de áreas de estar e de trabalho durante e após aplicar o verniz em objetos de madeira. Normalmente, a remoção envolve ventilação ou absorção de odores até dissiparem.

Passo 1

Ligue exaustores localizados no cômodo onde estiver lidando com o cheiro forte de verniz de madeira. Se o ambiente não tiver um exaustor, abra as janelas. Se possuir ventiladores ou purificadores de ar, ligue-os também.

Passo 2

Encha vários recipientes com bicarbonato de sódio, e coloque-os em todo o cômodo. Se estiver lidando com móveis envernizados, coloque o recipiente em cima ou dentro dos móveis.

Passo 3

Aguarde de oito a 12 horas, e depois desligue todos ventiladores ou purificadores de ar e feche as janelas. Aguarde mais 24 horas.

Passo 4

Verifique o cômodo. Se os fortes odores de verniz de madeira persistirem, repita o processo ou despeje vinagre branco destilado ou carvão em pó em recipientes e coloque-os no espaço durante a noite. Verifique o cômodo novamente pela manhã e repita todo o processo quantas vezes for necessário até não sentir o cheiro de verniz.

Mais recentes

×