Como se livrar da corcunda de búfalo

Comstock/Comstock/Getty Images

Um acúmulo de gordura na parte de trás do pescoço ou na parte superior das costas é chamado corcunda de búfalo. Ele pode ser causado pelo excesso de secreção de cortisol do seu corpo (síndrome de Cushing), por obesidade ou pelo uso de esteroides, incluindo cortisona, hidrocortisona e glucocorticoides.

Correção da corcunda cervicodorsal

Step 1

Submeta-se a uma lipoaspiração tumescente assistida por ultrassom usando microcânulas. Acumular gordura na parte de trás do pescoço ou na parte superior das costas quando se é muito obeso ou se tem a síndrome de Cushing é comum. A área do corpo na qual a gordura se forma é a corcunda cervicodorsal. A lipoaspiração da corcunda dorsal pode ajudar e a mais segura é a lipoaspiração tumescente usando microcânulas. Outros tipos de lipoaspiração podem queimar a pele e causar cicatrizes.

Step 2

Consulte seu médico. Se você tem síndrome de Cushing e está desenvolvendo uma corcunda de búfalo, talvez ele possa diminuir sua dosagem de esteroides. Eles são tomados para a síndrome de Cushing porque diminuem os níveis de cortisol.

Step 3

Opte pela cirurgia. Se o seu problema for causado por um tumor na glândula pituitária, a cirurgia será realizada através do seu nariz. Se o tumor estiver presente em outro local, seu cirurgião realizará uma operação padrão naquela área do corpo. A maioria dos tumores causados pelo Cushing não é cancerígena e é encontrada na glândula pituitária. Entretanto, tumores cancerígenos podem aparecer fora dessa glândula, em áreas como pulmões, tireoide e pâncreas. Um tumor também pode surgir na glândula suprarrenal.

Após a cirurgia, você precisará tomar medicamentos de reposição do cortisol. Por fim, sua produção normal de hormônios suprarrenais voltará e você poderá suspender a reposição. No entanto, é possível que sua função normal possa não retornar, deixando você dependente dos remédios por toda a vida.

Outras opções

Step 1

Considere radioterapia, que é outra opção na remoção de um tumor na glândula pituitária e na prevenção dos sintomas da síndrome de Cushing.

Step 2

Opte por medicamentos que controlem a produção excessiva de cortisol, caso queira evitar a cirurgia ou a radioterapia. Você também pode precisar de reposição hormonal se a sua produção tornar-se deficiente, seja pelo tratamento ao qual se submeteu ou pelo tumor em si.

Step 3

Considere uma adrenalectomia bilateral, que é a remoção das duas glândulas suprarrenais. Este deve ser um último recurso, pois vai parar a produção excessiva de cortisol, mas poderá causar hiperpigmentação da sua pele.

×