Qual é o tipo de madeira mais leve e mais resistente?

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Compreender a suavidade relativa, peso e força de diferentes tipos de madeira pode ajudá-lo a escolher o tipo correto para o seu projeto. Em geral, as espécies resinosas ou coníferas são macias e leves, porém, a madeira da árvore de balsa é uma das mais suaves e leves disponíveis para uso comercial e doméstico.
O teste Janka
O teste de dureza Janka é um método de determinação da capacidade de diferentes madeiras para resistir a amassados, desgaste e arranhões. Normalmente usado para determinar a adequação de um tipo de madeira para uso em pisos, o teste dá uma boa noção de quais são mais suaves. Os resultados são determinados pelo cálculo da força necessária para conduzir uma pequena esfera de aço até o meio de uma tábua. As medidas são dadas em quilograma-força. De todos os tipos disponíveis, os pinheiros medem entre 150 e 250 quilogramas-força, enquanto a madeira de balsa, ou Ochroma piramidal, mede menos de 50 quilogramas-força.
Gravidade e densidade específicas
A gravidade e densidade específicas de cada madeira são características que afetam sua força e peso. Gravidade e densidade específicas medem a razão entre a densidade da água e a densidade da madeira, e essa medida normalmente é feita a partir de madeira recém-cortada, que é seca para determinar a porcentagem de água. Pinhos macios podem conter entre 50 e 80% de água.
Resinosas
Abeto, bálsamo e pinho são algumas das madeiras resinosas mais comuns disponíveis na América do Norte. Elas tendem a ser leves, fáceis de dividir e manipular com ferramentas de mão. As espécies que produzem resina tendem a ser mais pesadas e mais duráveis do que aquelas que não o fazem. Estas madeiras são escolhas comuns para construção de móveis, uso em projetos por hobby e como decoração.
Balsa
Uma árvore perene tropical ou sub-tropical, a árvore de balsa é conhecida por sua capacidade de prosperar em solos que são muito rasos, molhados ou pobres em nutrientes, diferente de outras espécies, e pela sua madeira extraordinariamente suave, leve e forte. Como resinosas norte-americanas, a balsa contém níveis elevados de água. Na verdade, se colhida para madeira ela deve ser cortada antes que cresça muito, pois o núcleo onde se armazena a água cresce à medida que a árvore amadurece. Ao alcançar este nível de crescimento, a madeira perde um pouco de sua força. Ela é comumente usada em artesanato, como em fabricação de modelos, embora fabricantes de barco achem o seu peso relativo útil na construção.
Referências
Sobre o Autor
A writer and professional lab assistant based in Seattle, Kate Bruscke has been writing professionally about health care and technology since 1998. Her freelance clients include "The Seattle Times," KGB.com, Reading Local: Seattle, Nordstrom and MSN/Microsoft. Bruscke holds a Master of Fine Arts from The School of the Art Institute of Chicago.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images