Que tipo de madeira não boia?
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Se você já deixou cair um pedaço de madeira em um lago ou já viu uma tora boiando em um rio, já deve saber que a maioria das madeiras boiam na água. Algumas delas, no entanto, afundam. É importante ter essa distinção de que nem toda madeira é pesada, mas que pode ser mais densa do que a água.
Peso específico
A densidade da madeira é a quantidade de massa que ela contém por volume, normalmente medida em gramas por centímetro cúbico (cm³). Na temperatura ambiente, a densidade da água é de 1g/cm³ então, a densidade de materiais como a madeira pode também ser descrita em termos de peso específico, ou seja, no peso da madeira dividido pelo peso da água. A madeira tem exatamente a mesma densidade que a água terá em um peso específico de 1: se for 1,2 vezes mais pesada, o peso específico será de 1,2, e assim por diante.
Boiando e afundando
A madeira que boia tem mais ou menos a mesma densidade da água: em outras palavras, se um peso específico for menor do que 1. A maioria das madeiras são na verdade mais leves do que a água, mas algumas são mais pesadas e afundarão. A madeira da árvore pau-ferro, por exemplo, tem um peso específico de 1,15. As madeiras das árvores "pau d'arco", seu nome científico, botão espinho, quebracho e ébano também são mais pesadas do que a água.
Poros
A madeira é feita principalmente das paredes celulosas da planta, composta por lignina e celulose: essas estruturas possuem pesos específicos de 1,5 aproximadamente. Os vários poros da madeira, no entanto, a deixam com o peso específico mais leve do que a parede celular, então, mesmo a mais pesada das madeiras possui o peso abaixo de 1,4. Esta quantidade pode também variar entre as espécies dependendo do tipo de madeira extraída, da onde ela foi plantada e de fatores genéticos.
Considerações
Enquanto a madeira tiver o peso específico maior do que 1, ela flutuará. é importante saber, entretanto, que a densidade da madeira também depende do volume de água. Os pesos específicos das madeiras são sempre mensurados em materiais secos, sendo que elas contêm menos hidratação. Madeiras muito hidratadas possuem densidades maiores. A diferença só será importante para saber se boiam ou afundam se o peso específico delas estiver bem perto de 1.
Referências
Sobre o Autor
Based in San Diego, John Brennan has been writing about science and the environment since 2006. His articles have appeared in "Plenty," "San Diego Reader," "Santa Barbara Independent" and "East Bay Monthly." Brennan holds a Bachelor of Science in biology from the University of California, San Diego.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images