Maneiras de escrever a data em diferentes países

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
A maior diferença em indicar a data existe entre a Europa e a América do Norte. A distinção existe na maneira de expressar: os americanos geralmente escrevem como mês-dia-ano, enquanto que na Europa, o formato aceito é dia-mês-ano. Quando as datas são escritas numericamente, isso pode causar alguma confusão quando, por exemplo, 12/05/98 poderia ser lida como 5 de dezembro, 1998 ou 12 de maio, 1998, dependendo de quem lê.
Formato norte-americano
Na América do Norte, a data é normalmente expressa como mês-dia-ano, seja numericamente ou com o mês escrito por extenso. Quando a data é escrita apenas numericamente, é comum aceitar a separação das partes com uma barra: 04/21/01. Números menores que dez são escritos com um 0 antes do dígito e anos são encurtados para os dois dígitos finais para manter a data no formato mm/dd/aa. O ano pode ser estendido para quatro dígitos em datas históricas se o uso de dois dígitos causar confusão.
Formato europeu
Através da maioria da Europa, a data é escrita como dia-mês-ano. Como as indicações americanas, o formato europeu usa o 0 na frente dos números menores que dez. As partes da data podem ser separadas por barras, traços ou pontos: dd/mm/aa; dd-mm-aa ou dd.mm.aa, respectivamente.
Outros formatos
A Austrália usa o formato europeu, mas a maior parte da Índia e do leste asiático usa um formato completamente diferente: ano-mês-dia. Este formato é conhecido como "big-endian" e vem de um termo coloquial para a maneira em que informações binárias são armazenadas em diferentes plataformas, big-endian sendo com o maior número inteiro primeiro. O formato de data big-endian é normalmente expresso como, por exemplo, 2002-01-27, que seria 27 de janeiro de 2002.
Padrão internacional
A Organização Internacional para Padronização definiu o formato big-endian como o padrão aceitável. Indicar a data nesse formato, que é apenas usado digitalmente e nunca com os nomes dos meses por extenso, transcende a maioria dos idiomas e é facilmente lido e escrito por programas de computador. A indicação big-endian sempre usa traços únicos para separar as partes da data e sempre vai de parte maior (o ano) para a menor (o dia) da esquerda para a direita.
Mais Artigos
Referências
- University of Cambridge: Um sumário do Padrão Internacional de Indicação de Datas e Horas: Marcus Kuhn: 1994 (modificado em Dezembro de 2004) [em inglês]
- Hermetic Systems: ISO 8601 Formato de data: Peter Meyer [em inglês]
- Simon Fraser University: Ordenação de bytes em plataformas Big Endian e Little Endian: 1999 [em inglês]
Sobre o Autor
Jennifer Reynolds is a professional writer covering crafting, electronics and entertainment topics. She graduated in 2010 with a Bachelor of Arts in professional writing from York University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images