×
Loading ...

Maneiras de esticar um cinto de couro

Couro estica, sim, e um cinto de couro pode esticar até 6% durante sua vida útil. É provável que você já tenha notado isso, em algum cinto que use há alguns anos. Mas, se estiver muito curto, precisará esticá-lo ativamente. Qualquer costura atrapalhará o processo, mas vale a pena tentar prolongar a vida útil de um bom cinto.

Couro estica, sim (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Outro furo

Se o comprimento estiver bom, a maneira mais simples de esticar a vida útil de um cinto (além de esticar o próprio couro) é fazer outro furo. Meça o espaço entre os furos existentes e faça uma marcação no local do novo furo. Use um perfurador de couro, se tiver, ou então use uma furadeira com broca, para garantir um furo perfeito.

Loading...

Sabão de sela

Você pode simplesmente molhar o couro e usá-lo. A água não faz tão mal assim para o couro e um cinto molhado estica com mais facilidade. Use sabão de sela, que irá manter o cinto úmido e bem condicionado. Fabricantes costumam advertir contra molhar um cinto, mas isso será necessário para esticar a peça. Use até que o cinto seque.

Álcool

Como alternativa, misture uma solução de três partes de água quente para uma parte de álcool isopropílico em um spray. Borrife bem o cinto, pela frente e por trás, e vista-o -- um pouco apertado, se suportar. Use-o pela casa, até que o cinto seque. O calor do seu corpo e as propriedades evaporativas do álcool irão ajudar a secar em poucas horas. Você irá perceber que o cinto esticou. Repita o processo, conforme a necessidade.

Esticando com componentes químicos

Se as opções acima falharem, você precisará de um produto químico para esticar sapato. A empresa Kiwi, nos Estados Unidos, possui um produto para esticar couro chamado Universal Shoe Stretch (esticador universal para sapatos). Esses produtos quebram o colágeno do couro, que ajuda a manter a pele firme e robusta. Use esses produtos assim como você fez com a solução de água e álcool, borrifando os dois lados do cinto e usando-o até que seque -- repita o processo, conforme necessário. Apesar dos componentes orgânicos voláteis nesses produtos, eles não farão mal a você, se entrarem em contato com a pele.

Condicionador

Um cinto não deve encolher com uso constante, mas um condicionador irá garantir que ele mantenha o comprimento correto. Use um condicionador à base de lanolina, que não irá manchar suas roupas, como aconteceria com um condicionador à base de óleo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...