Maneiras para fazer a gengiva crescer
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Causas comuns de gengivas retraídas podem incluir doenças periodontais e escovação inadequada ou incorreta. Esse problema pode ser desagradável de se ver, além de levar a outros problemas dentais, como mau hálito e perda de dentes. Porém, os efeitos de gengivas retraídas podem ser revertidos com tratamentos disponíveis, que restaurarão o tecido afetado em torno dos dentes.
Limpeza profissional profunda
Um modo não cirúrgico para aumentar o tecido gengival que pode ser adotado para restabelecê-lo é uma limpeza profissional profunda, que também pode ser conhecida como raspagem e alisamento radicular. Esses procedimentos removem o acúmulo de tártaro e bactérias da superfície do dente, na linha da gengiva e nas raízes abaixo da gengiva. A raspagem envolve a remoção do material acumulado nos dentes e raízes, enquanto o alisamento emprega o amolecimento da superfície das raízes. A remoção do tártaro e das bactérias, juntamente com as superfícies das raízes mais amolecidas, permite que o tecido gengival se restabeleça sozinho e fique rígido em torno dos dentes.
Enxerto de membrana
Um método de tratamento de gengivas retraídas desenvolvido na Universidade de Tufts envolve a colocação de um enxerto cirúrgico constituído por uma membrana de colágeno sobre uma raiz exposta, por causa das gengivas retraídas. A membrana possui um gel concentrado de plaquetas adicionado à ela. A membrana é, então, mergulhada no sangue do paciente, através de uma veia puncionada. Depois disso, a membrana deve então ligar-se à gengiva natural e promover a regeneração tecidual. Pesquisas da Universidade de Tufts têm mostrado que os resultados desse tratamento são eficazes com pacientes em um estudo com três anos de duração, exibindo apenas retração mínima das gengivas no fim do programa.
Enxerto de tecido mole
Um método tradicional para lidar com uma retração mais séria das gengivas envolve um enxerto de tecido mole. Esse procedimento remove o tecido mole de partes mais saudáveis da boca, sendo que o palato e as gengivas geralmente são usados como pontos de doação. O tecido saudável é colocado sobre a área exposta da raiz e conectado cirurgicamente à gengiva saudável. Quando esse processo é bem sucedido, o tecido anexado deve se conectar à gengiva saudável e crescer no lugar dela, cobrindo a raiz exposta.
Extrato de óleos
Um remédio natural que pode ajudar na reversão dos efeitos de gengivas retrocedentes é o extrato de óleos. Tipicamente composto com produtos como o óleo de gergelim, ele é bebido em pequena quantidade e mantido na superfície dos dentes. Usando um equipamento de sucção, o óleo é removido da frente e colocado atrás dos dentes, através de lacunas. Ele não deve ser engolido, apenas movido entre os dentes e com repetições durante um período de 10 a 20 minutos, para que se obtenha o efeito massageador das gengivas. Isso pode ajudar a parar o processo de retrocesso, revertendo seus efeitos e estimulando o crescimento do tecido gengival.
Referências
Sobre o Autor
Ian Farquharson has worked as a freelance writer since 2008. He has written for individual clients, as well as various online publications, and brings sports and travel expertise to eHow. He has a Bachelor of Engineering in civil engineering from Dundee College of Technology.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Pixland/Getty Images