Como manter a boca úmida durante a fala

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A ansiedade de falar em público não apenas apresenta desafios psicológicos para a confiança de uma pessoa, mas também pode manifestar-se em obstáculos físicos, tais como as mãos trêmulas e uma boca seca. Muitas vezes, a boca seca não é causada pela sede, mas é o resultado da ansiedade e do nervosismo de um orador. Isso pode dificultar o desenvolvimento de um discurso eficaz, mas existem métodos sutis que você pode utilizar para manter sua boca úmida e ajudar a acalmar seus nervos durante a apresentação.

Step 1

Traga uma garrafa ou copo de água com você para o púlpito. Tome pequenos goles para manter sua boca úmida e, naturalmente, criar uma pausa em seu discurso, o que pode ajudar a estabilizar os ​​seus nervos e dar mais confiança.

Step 2

Use um bálsamo labial para hidratar os lábios. Escolha um produto que contenha glicerina, um amaciador que atrai a umidade para sua pele.

Step 3

Coma um pedaço de doce duro, pouco antes de começar o seu discurso para aumentar a produção de saliva na boca. Os sabores mais azedos como limão e lima ativam as glândulas salivares especialmente bem.

Step 4

Passe a sua língua ao longo do céu de sua boca e morda suas bochechas sutilmente para acionar suas glândulas salivares.

Step 5

Pratique exercícios de respiração para a redução do estresse antes de seu discurso. Respire profundamente várias vezes e expire lentamente, visualizando a expulsão de pensamentos e energia negativos. Concentre-se em respirar pelo nariz em vez de sua boca para reduzir a secura. Os exercícios de respiração podem ajudar a reduzir a sua ansiedade, a causa primária de uma boca seca.

×