Manutenção da piscina e níveis elevados de ácido cianúrico
Adam Pretty/Lifesize/Getty Images
A manutenção da piscina pode ser uma dor de cabeça. Não importa o quanto você se esforce para manter ótimos níveis de pH e cloro, você ainda pode deparar-se com a irritante e, geralmente, incompreensível aparência turva ou escura da piscina. O culpado pode ser o excesso de ácido cianúrico - estabilizador de piscina - e você deve lidar com esse problema antes de ajustar o balanço hídrico.
Excesso de estabilizador
A luz solar tem um efeito adverso na qualidade da água, dissipando o cloro e reduzindo o saneamento da piscina. O ácido cianúrico reduz o impacto negativo da luz ultravioleta por meio da formação de uma ligação temporária com o cloro livre, aquele que está disponível para desinfetar e oxidar a piscina. O ácido cianúrico em excesso bloqueia o cloro livre, reduzindo a sua eficácia e aumentando o tempo necessário para matar as bactérias nocivas. Os especialistas recomendam manter os níveis de ácido cianúrico em 30 a 50 ppm.
Causas de excesso
Como o ácido cianúrico é um produto de dissolução lenta, muitos proprietários de piscinas caem na armadilha de refazer o teste de água da piscina e adicionar mais estabilizador antes da dose original estar totalmente dissolvida e distribuída. Isso pode resultar em concentrações de ácido cianúrico excessivas. Para evitar a adição de uma overdose com o estabilizador, não refaça o teste na água durante, pelo menos, três dias após a adição do produto. A adição de produtos de cloro estabilizado, como dicloro e tricloro, sob a forma de comprimidos ou em pó, também pode levar a concentrações excessivas do estabilizador. Isso ocorre porque os produtos contêm cloro e ácido cianúrico. Nunca use produtos de cloro estabilizado ou deixe a piscina hiperclorada.
Reduzir o excesso
O ácido cianúrico é um produto estável que não diminui com o uso da piscina. Outros tratamentos para a piscina não têm nenhum efeito sobre a sua concentração; portanto, o excesso de estabilizador não irá se dissipar ao longo do tempo. Para reduzir os níveis de ácido cianúrico na piscina, faça uma drenagem parcial da água e, em seguida, encha novamente. Como esse processo irá reduzir a concentração de outros produtos químicos da piscina, não deixe de refazer o teste e fazer os ajustes necessários para manter o balanço hídrico.
Considerações
Antes de comprar produtos à base de cloro, verifique se eles contêm ácido cianúrico e, a menos que você precise completar seu estabilizador, escolha o cloro não estabilizado. Alguns fornecedores comercializam o estabilizador de ácido cianúrico como "condicionador para piscina" - não o adicione à piscina, se o nível de ácido cianúrico estiver dentro do limite. Siga sempre as instruções dos fabricantes ao acrescentar - ou armazenar - produtos químicos para a piscina.
Referências
Sobre o Autor
Sally Holmes began writing in 1991. Her published work includes financial articles and training materials for "Leasing Life," HSBC and the Chartered Institute of Bankers, and lifestyle pieces for U.K. magazines including "Bella" and "Woman's Own." Sally attended King Edward VI Grammar School in Birmingham and subsequently attained the ACIB banking and finance degree level qualification through the CIB, London.
Créditos Fotográficos
Adam Pretty/Lifesize/Getty Images