×
Loading ...

Qual medicamento comprar para a mastite em cães?

A mastite é muito incomum em cães, mas quando ocorre, os seios da cadela se tornam inchados, duros e doloridos. Ela precisa ser tratada o mais rápido possível, já que os filhotes em amamentação podem ficar doentes, e, se não tratada, a mãe pode morrer. Existem vários medicamentos para o tratamento dessa doença e há alguns que podem ser usados para tratar outras condições que comumente ocorrem com a mastite.

A mastite pode ser tratada com alguns medicamentos, o mais depressa possível (John Howard/Digital Vision/Getty Images)

Tratamento da infecção

A mastite é uma infecção, portanto é necessário que ela seja tratada com antibióticos. A maioria dos veterinários prescreve o clavamox para a mastite canina. Alguns não recomendam deixar os filhotes se amamentarem durante seu uso, mas outros dizem que deixá-los amamentarem ajuda a limpar a infecção e expelir a obstrução das mamas. Seu veterinário avaliará se os filhotes estão saudáveis o suficiente para amamentarem durante o uso do clavamox pela mãe.

Como todos os antibióticos, se seu veterinário prescreveu clavamox, dê à sua cadela o medicamento logo que for prescrito, mesmo que ela se sinta melhor antes de ter tomado todo o remédio. Se você não proporcionar a ela todo o tratamento, é arriscado que a infecção volte resistente ao clavamox.

Se a mastite tem causado um inchaço significante, seu veterinário pode também prescrever um esteroide de curta ação. Isso ajuda na diminuição do inchaço enquanto a cadela luta contra a infecção, o que pode ajudar a aliviar qualquer dor que ela esteja sentindo.

Você pode também comprar uma pomada antisséptica tópica para as mamas da cadela infectada. Essas pomadas não devem ser usadas enquanto os filhotes estão amamentando, mas elas ajudarão a manter a área infectada limpa, o que pode encurtar o tempo de cura.

Loading...

Tratamento de condições secundárias

Se a mastite se agrava, algumas cadelas podem sofrer de deficiência proteica ou até mesmo precisarem de cirurgia para a retirada da infecção. Se esse for o caso do seu animal, precisará comprar alguns medicamentos adicionais.

No caso de deficiência proteica, precisará lhe dar suplementos proteicos caninos. Essa deficiência é grave em cadelas em amamentação, já que os filhotes precisam das proteínas do leite da mãe. A falta dela pode provocar baixa energia para amamentar os cães.

Se sua cadela precisar de cirurgia para tratar a infecção, seu veterinário provavelmente prescreverá analgésicos para ajudar na sua recuperação. Ela não estará dolorida apenas da dor da mastite, mas também da incisão feita durante a cirurgia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...