×
Loading ...

Como medir o acúmulo de estática com um multímetro

O acúmulo de estática, ou descarga eletrostática, é um acontecimento comum. A maior parte do tempo, esse acúmulo resulta em pequenas irritações como fazer com que pedaços de plástico grudem às suas roupas ou a sensação de choques leves. Porém, o acúmulo de estática se torna um problema quando danifica dispositivos elétricos, o que acontece facilmente. Eles podem ser danificados com apenas 100 volts de eletricidade estática. Medir o acúmulo de estática com um multímetro é uma forma de saber a qual o risco os dispositivos estão expostos.

Instruções

O acúmulo de estática pode parecer divertido, mas pode danificar dispositivos elétricos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Use o multímetro para medir o acúmulo de estática em uma superfície não elétrica como uma maçaneta de metal. Esta não deve estar encostada em nenhum dispositivo elétrico, como um computador.

    Loading...
  2. Ligue seu multímetro e navegue pelas opções de ajuste até a leitura de "volts" para que você possa determinar rapidamente se a quantidade de estática na sua casa ou escritório é capaz de danificar dispositivos elétricos sensíveis. Pegue o fio preto saindo do multímetro e coloque sua ponta metálica na maçaneta. Prenda o fio no lugar com um pedaço de fita transparente.

  3. Pegue o fio vermelho do multímetro e segure a parte isolada na sua mão.

  4. Retire seus sapatos e fique apenas de meias. Ande pelo tapete na frente da maçaneta, arrastando seus pés no chão por um minuto.

  5. Toque o metal na ponta do fio vermelho com sua mão ou braço e leia o nível de voltagem que aparece na tela do multímetro. Anote o número, especialmente se for acima de 100 volts.

  6. Espere uma hora e repita o teste, mas desta vez coloque um par de sapatos e não ande ou arraste os pés. Ligue o multímetro, conecte os fios como antes e toque a ponta de metal do fio vermelho com sua mão ou braço. Anote os resultados. Observe se eles diminuíram significativamente e se estão ou não abaixo de 100 volts.

  7. Compre um umidificador para aumentar a umidade em 40% ou 50% no cômodo ou área onde o acúmulo de estática está ocorrendo, especialmente se estiver acima de 100 volts. Proteja os dispositivos elétricos e você mesmo de choques de estática, usando sapatos com solas de couro e pense na possibilidade de trocar o piso do local por cimento ou madeira.

Loading...

O que você precisa

  • Meias
  • Multímetro com pulseira antiestática
  • Fita adesiva transparente

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...