Como testar a energia de um painel solar com um multímetro
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A indústria caseira cresceu na compra e venda de painéis solares usados, já que os consumidores procuram aprimoramentos para novas tecnologias e os negociadores procuram alternativas baratas para fazer instalações. Há também um mercado crescente de painéis de alumínio que foram dobrados ou danificados durante o transporte. Comprar itens domésticos usados tem suas complicações, mas usando um multímetro e esforço mínimo, você pode testar um painel antes de entregar qualquer dinheiro.
Step 1
Teste a tensão do painel ao sol. O ângulo do painel relativo ao sol fará uma diferença na energia exibida, portanto incline o painel para que receba o máximo de luz solar sobre toda a sua superfície.
Step 2
Remova a capa da caixa do conversor localizada nas costas do painel.
Step 3
Consulte o manual do painel, se estiver disponível, para ver o diagrama de conexões no conversor. Se não estiver disponível, procure sinais ''+'' e ''-'' perto das conexões. Normalmente, eles são os dois parafusos externos com '+'' à esquerda e ''-'' à direita.
Step 4
Ajuste o multímetro para tensão de corrente contínua a um nível acima da variação do painel. Por exemplo, se o painel for de 22 volts, ajuste o multímetro para 200 volts de DC. O valor deve ser anotado em uma placa ou adesivo logo abaixo do conversor.
Step 5
Conecte os fios vermelho à conexão ''+'' e o preto à ''-''. Verifique a leitura no multímetro para ver se está perto ou igual ao valor.
Step 6
Remova os fios do multímetro do painel e troque a configuração para amperes de corrente contínua, novamente, a um nível acima da alcance do painel. É aconselhável tirar o painel do sol para medir a corrente, porque o painel está vivo quando o sol está sobre ele. Conectar as junções vivas ao testar a corrente pode causar faíscas.
Step 7
Conecte o multímetro ao painel sombreado da mesma maneira que fez para medir volts. Quando as conexões estiverem seguras, vire o painel de volta ao sol e verifique a leitura. É possível que se obtenha uma leitura um pouco maior do que o alcance de corrente listado no painel, de modo que deve-se ver pelo menos um número correspondente. Se a tensão e corrente forem testadas adequadamente, você obteve um bom painel que deve funcionar por anos.
Mais Artigos
Como matar esporos de fungos com luz UV→
Como testar o seu disjuntor para saber se ele está recebendo energia→
Como consertar o acendedor de cigarro de um carro→
Como testar um sensor de efeito Hall com um multímetro→
Como trocar a luz do painel em um Ford Ranger→
Como testar a bobina de um motor de popa→
Referências
Advertência
- Tenha cuidado com painéis de vidros novos com rachaduras ou condensação abaixo do vidro. A condutividade provavelmente estará comprometida, significando que você pode deixar o multímetro no bolso.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images