Como medir o tamanho de uma polia

••• poleas barco image by Yolanda Santiago from Fotolia.com

As polias, assim como as cordas utilizadas para controlar as velas do seu barco, são dimensionadas pelo seu diâmetro, devido ao efeito de "curva" ou mudança de direção quando se puxa uma corda (que passa por uma polia), em que a corda faz uma inversão completa sobre as polias. O tamanho de uma polia ou da roldana de um bloco deve ser igual a, pelo menos, oito vezes o diâmetro da corda que passará sobre ela para evitar tensões internas nos fios da corda.

Passo 1

Meça a distância entre o orifício do eixo da polia com uma fita métrica. Divida o valor encontrado por dois. Se o orifício tiver 2,5 cm de largura, então tem-se que 2,5 dividido por 2 é igual a 1,25.

Passo 2

Adicione a distância da borda em relação orifício de eixo à distância calculada no passo anterior. Seguindo o exemplo tem-se: 15 mais 1,25 é igual a 16,25.

Passo 3

Multiplique o resultado por 2: 16,25 vezes 2 é igual a 32,5, que deve ser o tamanho da polia. Uma polia de 32,5 cm é ideal para cordas de 4 cm de diâmetro, ou linhas dimensionadas em 3,8 cm.

Mais recentes

×