Como fazer uma polia

••• polea image by juanjo tugores from Fotolia.com

Seja para um projeto escolar ou para ajudar você a mover coisas na sua casa, uma polia é um ótimo recurso que já é usado há séculos. Coloque suas habilidades mecânicas em uso e crie sua própria polia.

Força e Tamanho

Passo 1

Determine a força e o tamanho da roda ou do carretel e da corda que você usará para levantar o objeto. Para esta demonstração, considere que queira levantar um lápis de uma mesa para o topo de um armário utilizando uma polia.

Passo 2

crane hoisting image by Stephen Orsillo from Fotolia.com

Dobre o arame em forma de triângulo, insira as extremidades nos orifícios do carretel de linha, e fixe o arame a um ponto, como um armário. O carretel deverá girar facilmente.

Passo 3

Pulley image by Ste from Fotolia.com

Fixe um clipe de papel em uma das extremidades da corda e pendure o cabo por cima do carretel, deixando o suficiente para alcançar a mesa. Amarre o lápis à corda.

Passo 4

pulley of a boat image by timur1970 from Fotolia.com

Puxe gentilmente a outra extremidade da corda que segura o clipe de papel e veja o lápis subir até o armário.

Passo 5

Experimente usar um sistema duplo de polias. É basicamente igual, mas o trabalho é feito com menos esforço do operador da roldana. Tenha dois carretéis ao invés de um e passe a corda ao redor deles, amarrando as extremidades para criar um laço. Passe um lápis por dentro dos carretéis e fixe-o a um objeto, assegurando-se que eles possam se mover. Escreva uma mensagem e fixe-a na corda com um clipe de papel. Puxe a corda para mover a mensagem de um ponto a outro. Quanto mais complexo for o sistema de roldanas, menor o esforço exigido para levantar ou mover o objeto.

Passo 6

Para explicar o sistema de polias e os benefícios dos sistemas de maior complexidade para alunos, peça para que dois deles segurem vassouras. Amarre uma extremidade da corda a uma vassoura; passe a outra extremidade sobre a segunda vassoura. Peça para que seus ajudantes tentem juntá-los usando a extremidade livre da corda. Passe a extremidade livre da corda novamente na primeira vassoura e tente juntá-los. Agora, passe a corda pela segunda vassoura. Desta forma, você pode demonstrar como uma polia funciona de forma mais eficiente quando há mais voltas. Depois de entender como ela funciona, a polia será uma ótima ajuda em diferentes situações.

Mais recentes

×