×
Loading ...

Como medir seu tecido para estofar o sofá

Atualizado em 23 março, 2017

Se o seu sofá já viu dias melhores, reformá-lo pode dar-lhe um novo sopro de vida. Colocar um tecido novo na sua peça favorita de relaxamento também lhe permitirá alterar a aparência da sala sem sacrificar uma tonelada de dinheiro em mobílias novas. Tecidos para sofás geralmente são vendidos em larguras de 1,40 a 1,60 cm e estão disponíveis em uma ampla gama de cores, estampas, texturas e preços. Se você optar por enfrentar o projeto por conta própria ou decidir ter o sofá reformado por um profissional, o fator mais importante é comprar a quantidade certa de tecido para completar o projeto.

Instruções

Mantenha o conforto e mude o visual com uma reforma (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

    Como medir o tecido para reformar o sofá

  1. Faça uma lista de cada peça do sofá, incluindo todos os lados de cada almofada e peças da estrutura (as peças ao redor da parte inferior do quadro do sofá), braços, peças dos braços dianteiros, almofadas da frente, traseiras e rodapés. Deixe espaço para registrar todas as medidas de cada peça.

    Loading...
  2. Meça cada peça usando o ponto mais largo. Por exemplo, se o sofá tem almofadas em forma de "L", meça ao longo da parte mais longa da mesma. Memorize a largura e o comprimento de cada peça e tome nota de cada medida em sua folha.

  3. Meça a largura e o comprimento de cada lado da almofada, incluindo a parte superior e inferior. É mais fácil registrar cada lado da peça (bem como ela própria) pois, no caso de você esquecer de multiplicar os lados da almofada por dois, acabará tendo medidas insuficientes.

  4. Meça os braços, incluindo os painéis frontais e quaisquer botões cobertos de tecido, de acordo com a sua forma. Por exemplo, um sofá com os braços curvos e acolchoados precisa ser medido a partir de baixo e por dentro, por debaixo da almofada, e para cima e sobre a curva para o ponto diretamente abaixo da curva onde se encontra com o painel lateral. A parte da frente do braço deve ser medida na parte mais larga da região arredondada.

  5. Adicione de 5 a 7 cm de cada medição de subsídio para a costura.

  6. Some todas as medidas para calcular a metragem necessária. Esse valor, acrescido da metragem adicional para correspondência de padrão, bainhas e erros, lhe dará uma estimativa aproximada de quanto tecido comprar. Como os tecidos para estofados vêm em diferentes larguras, a quantidade pode oscilar quando você escolher seu tecido na loja.

Loading...

Dicas

  • Compre tecido extra, pelo menos de 1 a 2 m, como margem de erro. Se você não cometeu nenhum erro nas medidas ou no corte, o tecido extra é ótimo para fazer almofadas ou reformar um banquinho.
  • Meça duas vezes, compre apenas uma. O mesmo tecido pode não estar disponível mais tarde se você descobrir que mediu incorretamente.
  • As lojas de decoração e tecidos recomendam um adicional de 1 a 2 m de tecido para fazer a bainha.
  • Leve as medidas com você ao comprar o tecido.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Papel e lápis

Referências

Loading ...
Loading ...