Como fazer a capa dura de um livro

A capa dura protege as páginas de um livro com mais eficiência

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Com poucos materiais básicos você poderá fazer uma capa dura para um livro em casa. Ela pode ser usada para cobrir um livro em brochura ou seu próprio manuscrito. Se estiver usando uma capa dura para seu próprio manuscrito, você precisará, primeiro, imprimir as páginas do livro. Elas precisam estar limpas e ordenadas, sem páginas irregulares entremeadas. Entretanto, antes que feche o livro, você precisará saber como fazer a capa dura.

Step 1

Observe os elementos que compõem uma capa dura. A capa de um livro consiste em uma capa frontal e uma traseira, além de uma lombada que fica entre as duas.

Step 2

Os dois pedaços de papelão devem ser idênticos e cerca de 1,5 cm maiores e mais largos que as páginas do livro

Corte dois pedaços de papelão. Um pedaço será a capa da frente e o outro, a de trás. Elas devem ser de tamanhos iguais e devem ser um centímetro e meio maiores e mais largas que as páginas de seu livro. Por exemplo, se o livro for de 15 x 22 cm, cada pedaço de papelão deverá medir 16,5 por 23,5 cm.

Step 3

Meça a espessura do livro. A lombada precisará ser tão larga quanto a espessura medida. Se a pilha de páginas tiver 3 cm, então, a lombada terá 3 cm.

Step 4

Meça toda a área da capa para saber quanto de tecido usará

Calcule quanto de tecido não elástico você precisará para cobrir o livro. Uma forma de se fazer isso é posicionando as capas lado a lado, deixando espaço para a lombada. Meça a área da capa e corte um pedaço de tecido que seja 2 cm mais largo e mais comprido que a medida da área calculada. Por exemplo, se cada pedaço do papelão medisse 16,5 por 23,5 cm, e a lombada fosse de 3 cm de largura, então, os três juntos mediriam 19,5 por 23,5 cm. Você precisaria de um pedaço de tecido que fosse 21,5 por 25,5 cm. Corte um pedaço retangular de tecido nesse tamanho.

Step 5

Cole um pedaço de cartolina em uma extremidade do tecido a 2 cm do topo, da base e das laterais

Deixe o tecido do lado direito da superfície de trabalho. Cubra um pedaço de cartolina com cola. Pressione-o contra o lado posterior do tecido, posicionando-o no fim do mesmo, a 2 cm do topo, da base e das laterais. Use uma régua para orientar a posição do tecido e da cartolina exatamente na medida especificada nas três bordas.

Step 6

Cole a segunda capa mantendo distância equivalente das bordas e reservando o espaço da lombada

Repita com a segunda metade da capa, alinhando-a com a outra ponta do tecido. Deverá haver, exatamente, 3 cm de espaço (ou o tamanho apropriado para a lombada) entre as capas frontal e traseira.

Step 7

Vire as bordas do tecido para dentro cobrindo as bordas da cartolina e use cola para fixá-las. Tire todas a bolhas e deixe secar.

Step 8

Sua capa agora está completa e pronta para ser utilizada.

×