×
Loading ...

A melhor maneira de fazer uma bola com borax e cola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para demonstrar o conceito de reações químicas e explicar polímeros, você pode criar uma bola que pinga com sua criança. A bola durará em torno de dois dias antes que seque e deve ser armazenada em uma sacola hermética. Sua bola deve pular pelo menos 30 cm.

Faça uma bola com borax e cola (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Bola comum

Você precisa de dois copos plásticos descartáveis, uma colher plástica ou palito para artesanato e colheres de medida. Despeje 120 ml de água quente em um dos copos e adicione 1 colher de chá de borax. Misture até que esteja completamente dissolvido. No outro copo adicione 1 colher de sopa de cola, metade da solução de borax e 1 colher de sopa de amido de milho e deixe reagir por 15 segundos. Misture os ingredientes até que não possa separá-los e então despeje a mistura nas mãos. Dê forma à mistura criando uma bola até que fique sólida.

Loading...

Características da bola

Use cola branca para fazer uma bola opaca e cola transparente para que a bola tenha a mesma característica. Crie bolas coloridas adicionando três a quatro gotas de corante alimentício à cola antes de adicionar o resto dos ingredientes. Adicione mais corante para deixar a cor mais escura. Tente criar desenhos com diferentes cores e adicione glitter ou confete para deixar as bolas únicas.

Pingo mais alto

Adapte e mude a receita para encontrar a mistura que pingue mais alto. Meça a altura dos pingos das diferentes bolas com uma trena. Adicione borax à água quente até que precipite no copo e continue com o experimento. Tente diferentes tipos de cola. Aumente a quantidade de amido de milho e cola e teste a altura do pingo da bola. Use diferentes copos descartáveis e misturadores para cada mistura e anote os resultados. Mude uma variável por vez inicialmente, depois mude múltiplos ingredientes até que consiga o melhor resultado.

Outros ingredientes

Substitua os ingredientes. Substitua água por óleo mineral ou de cozinha. Enrole tiras de borracha na bola. Substitua o amido de milho por farinha e teste para ver se a bola se mantém da mesma maneira ou precisa de mais farinha do que amido. Giz moído, talco ou talco de bebê também podem substituir o amido. Adicione um ingrediente por vez para descobrir o que acontece.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...