Melhor maneira de parar de tomar Depakote
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Depakote é uma medicação anticonvulsivante prescrita. Ele também é usado para tratar alguns sintomas do transtorno bipolar, incluindo períodos de mania anormalmente extrema, e para ajudar a prevenir a enxaqueca. Alguns médicos prescrevem Depakote para fins não indicados em sua bula, como para quem está deixando a dependência de drogas e transtorno obsessivo compulsivo. Prescrição de medicamentos "off label" (prescrição de medicação para uso não indicado na bula) é uma prática comum. Devido ao Depakote ser usado para controlar a atividade cerebral, aqueles que param de tomá-lo muito abruptamente podem sentir abstinência do medicamento.
Como parar de tomar Depakote
Mesmo que Depakote não seja viciante e há muito pouca chance de alguém abusar de seu uso, porém, parar de tomá-lo abruptamente pode resultar em convulsões, mesmo em quem nunca teve antes. Recomenda-se a retirada desta droga sob a supervisão de seu médico, que provavelmente terá que reduzir a dose durante o período de várias semanas ou meses até que você esteja com uma dose não clinicamente afetiva. Quando o médico estiver confiante de que você não terá sintomas de abstinência, ele irá comunicá-lo que não precisa mais tomar a medicação.
Substituindo Depakote por uma droga diferente
Alguns pacientes param de tomar Depakote para que possam tentar uma medicação diferente para epilepsia. Mesmo se você estiver mudando para uma outra droga, não é recomendável parar de tomá-lo abruptamente e, em seguida, usar a outra. A sua dose atual de Depakote e a medicação que você está planejando tomar ao invés dele, irão determinar o planejamento do médico para o período de retirada. Se parar de tomar sua medicação antes de ter atingido a dose eficaz da medicação de substituição, você aumenta o risco de ter convulsões ou enxaquecas. É importante que você relate todos os sintomas ou efeitos colaterais ao seu médico. Algumas pessoas são capazes de parar de tomar medicamentos com pouco ou nenhum problema, enquanto outras sentem efeitos colaterais moderados a graves, quando diminuem a dosagem até o mínimo.
Terapia de substituição da droga
Alguns médicos prescreverão um medicamento diferente para ajudá-lo no período de retirada do Depakote. Benzodiazepínicos como alprazolam e clonazepam acalmam os nervos e tratam a ansiedade. Dr. Roger Gould, psiquiatra e ex-chefe do "Community Psychiatry and Outpatient Psychiatry" (Comunidade psiquiátrica e ambulatório de psiquiatria), na UCLA, indica que alguns médicos e psiquiatras preferem clonazepam, porque o efeito é mais prolongado. A coisa mais importante que você precisa saber sobre a retirada de Depkote é que você deve fazê-lo sob a supervisão de seu médico, mantendo suas consultas e relatando todos os efeitos colaterais.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Shannon Marks started her journalism career in 1994. She was a reporter at the "Beachcomber" in Rehoboth Beach, Del., and contributed to "Philadelphia Weekly." Marks also served as a research editor, reporter and contributing writer at lifestyle, travel and entertainment magazines in New York City. She holds a Bachelor of Arts in literature from Temple University.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images