Sobre a perda de peso após a interrupção da pílula anticoncepcional
Image by Flickr.com, courtesy of D. Sharon Pruitt
Um dos efeitos colaterais mais temidos do uso de medidas hormonais de controle de natalidade é o risco de ganho de peso associado com essa medida. Como as mulheres podem ganhar cerca de 3 kg ao longo de três anos tomando a pílula, muitas ficam ansiosas para perder peso quando pararem de usar a medida hormonal de controle da natalidade.
Cronograma
Após interromper o uso de pílulas anticoncepcionais, poderá levar de um a três meses para que seu corpo retorne ao ciclo menstrual normal. Algumas mulheres podem precisar de até seis meses de reajuste após terem cessado o controle da natalidade.
Efeitos
O uso do controle de natalidade, com altos níveis de estrogênio, pode levar o corpo a reter água. Dentro de algumas semanas antes de parar o controle da natalidade, você poderá notar que as coxas, os seios e os quadris parecem menores, mesmo se não veja uma redução do peso na balança. Isso é causado pela liberação do peso da água. Mulheres que tomam o controle da natalidade também precisam trabalhar mais para ganhar massa muscular, de acordo com um estudo realizado na Universidade Texas A & M (em inglês). O estudo descobriu que as mulheres que não estavam usando pílulas anticoncepcionais poderiam ganhar 60% mais de massa muscular do que aquelas que não usavam. Parando o controle da natalidade, pode ser mais fácil de construir massa muscular fazendo o mesmo treino que você fazia quando tomava a pílula.
Considerações
Se ganhou peso enquanto esteve tomando a pílula, pode ser mais fácil de perder peso depois de parar de tomá-la. Se mudar para outro método de controle de natalidade, tenha em mente que as injeções de contraceptivos são mais propensas do que a pílula para causar ganho de peso. Mulheres que usaram uma injeção de anticoncepcional para controle de natalidade ganharam 5 kg em um período de três anos, 3,5 kg a mais do que aqueles que tomaram a pílula durante três anos, de acordo com um estudo publicado no Jornal Americano de Ginecologia e Obstetrícia (em inglês).
Potencial
Se você estiver esperando perder peso depois de parar a pílula, converse com seu médico sobre uma dieta saudável e um plano de exercícios que irá ajudá-la a queimar calorias. Como o seu corpo é mais capaz de construir músculos quando você não está tomando a pílula, uma combinação de treinamento de força e exercício cardiovascular é mais provável de dar os melhores resultados. Reduzir o consumo diário de 1.500 a 1.800 calorias e focar em grãos integrais, frutas e legumes e carnes magras também podem contribuir para a perda saudável de peso.
Aviso
Nem todas as mulheres perdem peso quando param de tomar a pílula. Algumas ganham peso ao deixar de tomar a pílula.
Referências
Sobre o Autor
Holly Roberts is an award-winning health and fitness writer whose work has appeared in health, lifestyle and fitness magazines. Roberts has also worked as an editor for health association publications and medical journals. She has been a professional writer for more than 10 years and holds a B.A. in English and an M.A. in literature.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of D. Sharon Pruitt